dc.contributor.advisor | Oliveira, Wilson de | pt_BR |
dc.contributor.author | Azenha, Rosangela | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T14:16:24Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T14:16:24Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51382 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Wilson de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Práticas Educativas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Ao nome de Maquiavel, por séculos e até no cotidiano do povo, foi associado e difundido a imagem do maquiavelismo. O qual é caracterizado por uma negatividade como sugerida pela expressão "Old Nick" (velho Nick), a fim de designar o próprio diabo em referência ao seu primeiro nome, Nicolau. Podemos dizer que a leitura unicamente da obra O Príncipe pelo público que ignora o conjunto de sua obra produz uma cultura composta de pré-julgamentos negativos em relação ao seu pensamento. Mas, se o público gerador de tais críticas não "esquecesse" de dar um passo adiante, no sentido de examinar as outras obras do autor certamente muitas lacunas seriam dissolvidas. No Ensino Médio é importante o estudo da obra o Príncipe tendo em mente este panorama que circunda o autor, visto que ele marca o início da modernidade no pensamento político. O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre Ética e Política no pensamento de Maquiavel. Tendo em vista conceitos como autonomia da política perante as outras esferas de poder, como a religião e a moral, a subordinação da ética a política, rejeição a ética cristã são conceitos do pensamento de Maquiavel que contribuirá para a compreensão da política praticada na atualidade pelos estudantes que cursam o Ensino Médio. Entendendo a metodologia de ensino como um conjunto de atividades que viabilizam o processo educativo. Procuramos propor atividades didáticas que contemplassem técnicas e métodos em correlação direta com o interesse e realidade dos educandos a fim de trabalhar o conteúdo em questão. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.title | Maquiavel e as relações entre ética e política na sala de aula no nível médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |