Mostrar registro simples

dc.contributor.authorIansen, Verginia Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Verediane Cintia de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T15:45:40Z
dc.date.available2019-09-27T15:45:40Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51379
dc.descriptionOrientadora : Verediane Cintia de Souza Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Muito se fala sobre a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança, porém quando se trata do desenvolvimento da identidade étnico-racial, pouco se ouve, principalmente sobre trabalhos desenvolvidos em especial na educação infantil. A partir dessa hipótese surge a necessidade de entender como o trabalho com a literatura infantil afro-brasileira vem contribuir para o desenvolvimento da identidade da criança positivamente. No primeiro momento expõem-se os aspectos da construção da identidade, de maneira geral, posteriormente apresenta-se um breve relato sobre o desenvolvimento da identidade étnico racial. Dessa forma o próximo momento retrata aspectos históricos, a respeito da literatura infantil brasileira, sua trajetória e seus precursores. Pegando o gancho da literatura infantil, dá-se continuidade ao estudo sobre a literatura infantil, afrobrasileira e posteriormente faz-se um aprofundamento sobre a literatura afrobrasileira da atualidade. A literatura infantil afro-brasileira é um meio pelo qual a criança negra pode se identificar de maneira positiva, pois esse tipo de leitura leva a criança a se perceber, valorizando seus traços e aumentando a sua autoestima. Esse momento retrata o desenvolvimento metodológico, através do plano de ação, no centro de educação infantil jardim alegre, traz também relatos das famílias das crianças, que participaram desse projeto com afinco. Foi elaborando uma sequencia didática, focando na literatura infantil afro-brasileira, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da identidade da criança, aliando assim a teoria a pratica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : As Much as is said about the importance of Children's Literature for children's development, but when it comes to the development of ethno-racial identity, little is heard, especially on work done especially in early childhood education. From this hypothesis emerges the need to understand how to work with the african-Brazilian children's literature will contribute to the development of the identity of the child positively. At first are exposed aspects of the construction of identity in general, then we present a brief report on the development of racial ethnic identity. Realize the importance of children's literature in early childhood is an way that can potentially contribute to the development of imagination in a fun and enjoyable way child. Then the next time portrays historical aspects, about the Brazilian children's literature, its history and its precursors.Getting the gap of children's literature, give up continuing the study of children's literature, african-Brazilian and later makes it a deepening of the african-Brazilian literature today.The african-Brazilian children's literature is a means by which the black child can identify positively with the environment, because this kind of reading leads the child to perceive, valuing his features and increasing their self-esteem.This moment portrays the methodological development through the action plan in the center of cheerful garden childhood education also brings reports of families of children who participate in this project hard. It was developing a teaching sequence, focusing on african-Brazilian children's literature, in order to contribute to the development of the child's identity, thus combining the theory to practice.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectNegros na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação infantil : contribuição da literatura infantil de maneira positiva no desenvolvimento da identidade étnico-racialpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples