• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação infantil : contribuição da literatura infantil de maneira positiva no desenvolvimento da identidade étnico-racial

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VERGINIA APARECIDA IANSEN.pdf (870.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Iansen, Verginia Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Muito se fala sobre a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança, porém quando se trata do desenvolvimento da identidade étnico-racial, pouco se ouve, principalmente sobre trabalhos desenvolvidos em especial na educação infantil. A partir dessa hipótese surge a necessidade de entender como o trabalho com a literatura infantil afro-brasileira vem contribuir para o desenvolvimento da identidade da criança positivamente. No primeiro momento expõem-se os aspectos da construção da identidade, de maneira geral, posteriormente apresenta-se um breve relato sobre o desenvolvimento da identidade étnico racial. Dessa forma o próximo momento retrata aspectos históricos, a respeito da literatura infantil brasileira, sua trajetória e seus precursores. Pegando o gancho da literatura infantil, dá-se continuidade ao estudo sobre a literatura infantil, afrobrasileira e posteriormente faz-se um aprofundamento sobre a literatura afrobrasileira da atualidade. A literatura infantil afro-brasileira é um meio pelo qual a criança negra pode se identificar de maneira positiva, pois esse tipo de leitura leva a criança a se perceber, valorizando seus traços e aumentando a sua autoestima. Esse momento retrata o desenvolvimento metodológico, através do plano de ação, no centro de educação infantil jardim alegre, traz também relatos das famílias das crianças, que participaram desse projeto com afinco. Foi elaborando uma sequencia didática, focando na literatura infantil afro-brasileira, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da identidade da criança, aliando assim a teoria a pratica.
     
    Abstract : As Much as is said about the importance of Children's Literature for children's development, but when it comes to the development of ethno-racial identity, little is heard, especially on work done especially in early childhood education. From this hypothesis emerges the need to understand how to work with the african-Brazilian children's literature will contribute to the development of the identity of the child positively. At first are exposed aspects of the construction of identity in general, then we present a brief report on the development of racial ethnic identity. Realize the importance of children's literature in early childhood is an way that can potentially contribute to the development of imagination in a fun and enjoyable way child. Then the next time portrays historical aspects, about the Brazilian children's literature, its history and its precursors.Getting the gap of children's literature, give up continuing the study of children's literature, african-Brazilian and later makes it a deepening of the african-Brazilian literature today.The african-Brazilian children's literature is a means by which the black child can identify positively with the environment, because this kind of reading leads the child to perceive, valuing his features and increasing their self-esteem.This moment portrays the methodological development through the action plan in the center of cheerful garden childhood education also brings reports of families of children who participate in this project hard. It was developing a teaching sequence, focusing on african-Brazilian children's literature, in order to contribute to the development of the child's identity, thus combining the theory to practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51379
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV