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dc.contributor.advisorMarçal, José Antoniopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Maria das Graças Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:20:52Z
dc.date.available2019-09-27T13:20:52Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51169
dc.descriptionOrientador : José Antonio Marçalpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo pretendeu relatar sobre um pequeno histórico do funcionamento da equipe multidisciplinar e os professores da disciplina de História em um colégio estadual de Curitiba, visando observar qual o posicionamento dessa comunidade escolar em relação ao cumprimento ou não da Lei 10.639/03. Pois a Lei 10.639/03 trouxe a obrigatoriedade do Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino. Objetivou-se contribuir para a melhor compreensão de como ocorreu ou não essas mudanças, objetivando: analisar de que maneira a Equipe Multidisciplinar do Colégio, a partir da criação, com a prática pedagógica na disciplina de História, visando perceber quais discussões, encaminhamentos e práticas docentes permearam o cumprimento da Lei 10.639/03. Foi observado que na instituição escolar não estão cumprindo a Lei, uma vez que não está sendo contemplada nos conteúdos da disciplina de História. Como metodologia para este estudo utilizou-se o método qualitativo visando obter dados sobre o tema abordado, também se demonstrou o interesse para este trabalho que é enfocar quais as contribuições da equipe multidisciplinar em relação à Lei e o papel da disciplina de História no cotidiano dessa comunidade escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aims to report on a brief history of the functioning of the multidisciplinary team and professors of history at a state school in Curitiba, which aimed to observe the positioning of this school community in relation to the fulfillment or not of the Law 10.639/03. For the Law 10.639/03 brought the compulsory teaching of History of Africa and Afro-Brazilian culture in schools. Aimed to contribute to a better understanding of how these changes occurred or not, the objective: to analyze how the Multidisciplinary Team of the School, from the establishment, with the pedagogical practice in the discipline of history, seeking to understand what discussions, referrals and teaching practices permeated the fulfillment of the Law 10.639/03. It was observed that in schools are not fulfilling the Law, since it is not being addressed in the content of the discipline of history. The methodology for this study used a qualitative method in order to obtain information about the topic, has also shown interest for this work which is to focus on the contributions of the multidisciplinary team in relation to the Act and the role of the discipline of history in everyday life of this community school.pt_BR
dc.format.extent69 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProfessores de historiapt_BR
dc.subjectRelações etnicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAções da equipe multidisciplinar para a implementação da lei 10.639 : evidências das práticas pedagógicas da disciplina de históriapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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