dc.contributor.author | Nascimento, Michelli Patricia do | pt_BR |
dc.contributor.other | Moreira, Laura Ceretta | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-13T13:18:59Z | |
dc.date.available | 2020-01-13T13:18:59Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51011 | |
dc.description | Orientadora : Laura Ceretta Moreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo tem como objetivos analisar e conhecer a perspectiva da Educação Inclusiva e a Educação Infantil no Município de Pinhais, registrada através da pesquisa descritivo-exploratório, por se tratar de uma pesquisa com pouca bibliografia. A pesquisa foi fundamentada com o referencial teórico baseado nas Diretrizes Curriculares, nas Leis que regem a educação infantil e inclusiva, em estudos já realizados sobre o assunto, bem como materiais cedidos pela própria Gerência de Educação Especial e Inclusão do Município de Pinhais. Há muito tempo a Educação Infantil vem lutando para ocupar um lugar de relevância na sociedade, apenas teve reconhecimento com a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na qual é abordada numa seção específica como a primeira etapa da educação básica. A partir deste reconhecimento é enfatizado a importância da educação infantil e a necessidade de criar uma escola capaz de oferecer também aos alunos com necessidades educacionais especiais condições de se desenvolverem como cidadãos de fato e de direito. De acordo com a pesquisa o serviço de intervenção precoce acontece através do atendimento Educacional Especializado na própria instituição em que o aluno estuda, mas para que ele receba esse atendimento deverá ser comunicado a GESPI e quais as necessidades especificas dessa criança, em caso de não ter vaga no CMEI a GESPI disponibilizará de uma psicóloga e uma assistente social para acompanhar essa criança em casa até que consiga o atendimento no CMEI mais próximo. O texto aborda, entre outros aspectos, a reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil no Município de Pinhais, no sentido de pensar nas mudanças necessárias no processo de desenvolvimento, aprendizagem e atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva e educação infantil : um estudo sobre o município de Pinhais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |