Educação inclusiva e educação infantil : um estudo sobre o município de Pinhais
Resumo
Resumo : Este estudo tem como objetivos analisar e conhecer a perspectiva da Educação Inclusiva e a Educação Infantil no Município de Pinhais, registrada através da pesquisa descritivo-exploratório, por se tratar de uma pesquisa com pouca bibliografia. A pesquisa foi fundamentada com o referencial teórico baseado nas Diretrizes Curriculares, nas Leis que regem a educação infantil e inclusiva, em estudos já realizados sobre o assunto, bem como materiais cedidos pela própria Gerência de Educação Especial e Inclusão do Município de Pinhais. Há muito tempo a Educação Infantil vem lutando para ocupar um lugar de relevância na sociedade, apenas teve reconhecimento com a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na qual é abordada numa seção específica como a primeira etapa da educação básica. A partir deste reconhecimento é enfatizado a importância da educação infantil e a necessidade de criar uma escola capaz de oferecer também aos alunos com necessidades educacionais especiais condições de se desenvolverem como cidadãos de fato e de direito. De acordo com a pesquisa o serviço de intervenção precoce acontece através do atendimento Educacional Especializado na própria instituição em que o aluno estuda, mas para que ele receba esse atendimento deverá ser comunicado a GESPI e quais as necessidades especificas dessa criança, em caso de não ter vaga no CMEI a GESPI disponibilizará de uma psicóloga e uma assistente social para acompanhar essa criança em casa até que consiga o atendimento no CMEI mais próximo. O texto aborda, entre outros aspectos, a reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil no Município de Pinhais, no sentido de pensar nas mudanças necessárias no processo de desenvolvimento, aprendizagem e atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais.