Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardim, Leandro Neves, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorTanakuska, Kelly Cristinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-08T19:17:03Z
dc.date.available2021-02-08T19:17:03Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50935
dc.descriptionOrientador : Prof. dr. Leandro Neves Cardimpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O principal objetivo dessa pesquisa é a sensibilização dos alunos de Ensino Médio para a construção de problemas filosóficos através de vídeos musicais que expressem temas existencialistas. As questões existencialistas fazem parte do cotidiano dos alunos de Ensino Médio, portanto o direcionamento específico à corrente filosófica do Existencialismo. Para a elaboração dessa pesquisa foram analisados alguns questionamentos de alunos da faixa etária de quatorze a quinze anos. A vivência dos adolescentes foi relacionada aos conceitos de liberdade, responsabilidade, dimensão corporal e sexualidade. Como embasamento teórico, foram analisados os mesmos conceitos nas obras de Jean Paul Sartre. Pretende-se com essa pesquisa fundamentar uma sugestão de metodologia de ensino que torne a Filosofia mais próxima ao contexto dos adolescentes. Para ilustrar essa metodologia são propostas duas aulas de Filosofia para o Ensino Médio, seguindo os quatro pilares estruturais sugeridos por Silvio Gallo: sensibilização; problematização; investigação e conceituação.pt_BR
dc.format.extent105 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectExistencialismopt_BR
dc.subjectVídeos musicaispt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleO discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples