A questão da educação na filosofia de Kant : contribuições para pensar a educação atual do infantil ao ensino médio
View/ Open
Date
2013Author
Silva, Élio da
Metadata
Show full item recordSubject
Kant, Immanuel, 1724-1804Educação - Filosofia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: Na filosofia da educação kantiana toma-se como ponto de partida a existência de um "sentido" para a espécie humana um sentido que tem uma finalidade, isto é, a moralidade. "O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação". A educação tem como função principal conduzir o ser humano ao estado de poder atingir a maioridade fazendo com que este busque o esclarecimento. Para Kant, o homem é a única criatura que possui razão, nisso, é a única criatura que pode ser educada e deve ser educada. A razão só pode ser desenvolvida através da educação. A concepção de educação colocada por Kant traz a ideia de "esclarecer" os sujeitos tornando-os conscientes de sua ação no mundo, desde uma perspectiva de totalidade e de superação da fragmentação, ou seja, passar da "animalidade" a "humanidade". Kant faz a divisória da sua doutrina da educação em duas partes, a saber; física e prática. A educação física é composta de duas partes, isto é; pela disciplina como parte negativa que abrange os cuidados e pela instrução como parte positiva que abrange à cultura ou o direcionamento. A educação prática ou moral trata da formação do homem como um ser livre no entendimento, compreensão e vivência das leis morais, podendo bastar-se a si mesmo constituindo-se como membro da sociedade. A educação em Kant tem como finalidade a perfeição moral do homem, cumpre ao mesmo tempo, a finalidade da filosofia moral e política. O homem por si só não atinge a perfeição, isso acontece somente na humanidade como progresso da espécie humana. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer as relações entre a concepção pedagógica exposta na obra Sobre a Pedagogia, e a noção de esclarecimento proposta por Kant. Nisso busca-se refletir sobre a seguinte questão: como a educação proposta por Kant pode contribuir para estabelecer uma crítica à educação atual e levar o aluno já a partir dos anos iniciais até o ensino médio a desenvolver em si a condição de pessoa? Abstract: In Kantian philosophy of education take as starting point the existence of a "sense" for the human species a sense that has a purpose, that is, morality. "Man cannot become a true man or for education". Education has as its main function to drive the human being to the status of power coming of age making this seek enlightenment. For Kant, man is the only creature that has a point, it is the only creature that can be educated and must be educated. The reason can only be developed through education. The conception of education placed by Kant brings the idea of "clarify" the subjects making them aware of its action in the world, from a perspective of wholeness and of overcoming the fragmentation, i.e. move from "animality" to "humanity". Kant makes the partition of his doctrine of education in two parts, namely; Physics and practice. Physical education is composed of two parts, that is; for discipline as downside which covers the care and instruction as positive which covers the culture or the targeting. The practical or moral education deals with the formation of man as a free being the understanding, understanding and experience of moral laws, and can do it yourself and as a member of society. Education in Kant aims to the moral perfection of man, meets at the same time, the purpose of moral and political philosophy. The man alone achieves perfection, this happens only in humanity as progress of the human species. The present work aims to establish relations between the pedagogical design exposed in book on Pedagogy, and the notion of enlightenment proposed by Kant. It seeks to reflect on the following question: as education proposed by Kant may contribute to establish a critique of the current education and take the student already from the early years until high school to develop itself the condition of person?