dc.contributor.author | Meister, Andréa Maria dos Santos, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Karen Franklin da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T14:00:04Z | |
dc.date.available | 2019-10-30T14:00:04Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50796 | |
dc.description | Orientadora : Karen Franklin da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho intenta discutir a importância do pensamento e do significado para a infância. Focaliza o problema da experiência do pensar como princípio educativo e qualificador da educação. Considera a iniciação de crianças na filosofia, através da inserção de noções e práticas filosóficas para alunos do ensino fundamental, como uma nova abordagem educacional. Ao analisar a teoria de Matthew Lipman e seu Programa de "Filosofia para Crianças", procura questionar a possibilidade de um projeto da filosofia para a educação brasileira. Da mesma forma, este estudo busca ponderar o posicionamento crítico de Walter Omar Kohan e de Renê Trentin Silveira diante do Projeto de Lipman, bem como suas ideias sobre a filosofia na infância e o valor político da filosofia na escola. A questão é também pensar a respeito da contribuição da filosofia para a educação. E refletir sobre o próprio processo educativo e as relações entre a Filosofia, a Educação e a Infância. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Este trabalho intenta discutir a importância do pensamento e do significado para a infância. Focaliza o problema da experiência do pensar como princípio educativo e qualificador da educação. Considera a iniciação de crianças na filosofia, através da inserção de noções e práticas filosóficas para alunos do ensino fundamental, como uma nova abordagem educacional. Ao analisar a teoria de Matthew Lipman e seu Programa de "Filosofia para Crianças", procura questionar a possibilidade de um projeto da filosofia para a educação brasileira. Da mesma forma, este estudo busca ponderar o posicionamento crítico de Walter Omar Kohan e de Renê Trentin Silveira diante do Projeto de Lipman, bem como suas ideias sobre a filosofia na infância e o valor político da filosofia na escola. A questão é também pensar a respeito da contribuição da filosofia para a educação. E refletir sobre o próprio processo educativo e as relações entre a Filosofia, a Educação e a Infância. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A infância, a educação e a filosofia : reflexões sobre o Programa de Lipman | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |