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    A infância, a educação e a filosofia : reflexões sobre o Programa de Lipman

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    R - E - ANDREA MARIA DOS SANTOS MEISTER.pdf (431.0Kb)
    Date
    2013
    Author
    Meister, Andréa Maria dos Santos, 1963-
    Metadata
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    Subject
    Educação - Filosofia
    Educação de crianças
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: Este trabalho intenta discutir a importância do pensamento e do significado para a infância. Focaliza o problema da experiência do pensar como princípio educativo e qualificador da educação. Considera a iniciação de crianças na filosofia, através da inserção de noções e práticas filosóficas para alunos do ensino fundamental, como uma nova abordagem educacional. Ao analisar a teoria de Matthew Lipman e seu Programa de "Filosofia para Crianças", procura questionar a possibilidade de um projeto da filosofia para a educação brasileira. Da mesma forma, este estudo busca ponderar o posicionamento crítico de Walter Omar Kohan e de Renê Trentin Silveira diante do Projeto de Lipman, bem como suas ideias sobre a filosofia na infância e o valor político da filosofia na escola. A questão é também pensar a respeito da contribuição da filosofia para a educação. E refletir sobre o próprio processo educativo e as relações entre a Filosofia, a Educação e a Infância.
     
    Abstract: Este trabalho intenta discutir a importância do pensamento e do significado para a infância. Focaliza o problema da experiência do pensar como princípio educativo e qualificador da educação. Considera a iniciação de crianças na filosofia, através da inserção de noções e práticas filosóficas para alunos do ensino fundamental, como uma nova abordagem educacional. Ao analisar a teoria de Matthew Lipman e seu Programa de "Filosofia para Crianças", procura questionar a possibilidade de um projeto da filosofia para a educação brasileira. Da mesma forma, este estudo busca ponderar o posicionamento crítico de Walter Omar Kohan e de Renê Trentin Silveira diante do Projeto de Lipman, bem como suas ideias sobre a filosofia na infância e o valor político da filosofia na escola. A questão é também pensar a respeito da contribuição da filosofia para a educação. E refletir sobre o próprio processo educativo e as relações entre a Filosofia, a Educação e a Infância.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50796
    Collections
    • Filosofia da educação [63]

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