O uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paraná
Resumo
Resumo : Este trabalho descreve o ensino de Filosofia implantado em 2008 nas escolas de Ensino Médio no Paraná, o qual, ainda hoje, ocasiona reflexões sobre os caminhos padagógicos a serem seguidos. Analisa os posicionamentos de cunho ideológico que estão supostos nos discursos tanto de professores, quanto da mídia e nos livros escolares, que apontam a efetiva necessidade e a possibilidade do ensino de Filosofia. Possui, como pano de fundo, uma interpretação das Diretrizes Curriculares para a educação pública do Estado do Paraná (DCE), no que se refere às práticas pedagógicas e o desenvolvimento de ferramentas didáticas, considerando suas consequências para o desenvolvimento e utilização das novas tecnologias e suas plataformas educacionais. Destaca-se também a função que a teoria deleuziana da criação de conceitos cumpre nas DCE, enquanto pressuposto para a prática pedagógica filosófica. Com esse estudo, pretendemos auxiliar os professores filósofos a terem clareza sobre em que consiste a atividade filosófica em sala de aula e qual sua especificidade em relação a outras disciplinas.