Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Darice Alessandra Deckmann Zanardini dapt_BR
dc.contributor.authorGomes Filho, Dirlô Saldanhapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T18:35:06Z
dc.date.available2021-02-11T18:35:06Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50544
dc.descriptionOrientadora: Profa. Darice Zanardinipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho descreve o ensino de Filosofia implantado em 2008 nas escolas de Ensino Médio no Paraná, o qual, ainda hoje, ocasiona reflexões sobre os caminhos padagógicos a serem seguidos. Analisa os posicionamentos de cunho ideológico que estão supostos nos discursos tanto de professores, quanto da mídia e nos livros escolares, que apontam a efetiva necessidade e a possibilidade do ensino de Filosofia. Possui, como pano de fundo, uma interpretação das Diretrizes Curriculares para a educação pública do Estado do Paraná (DCE), no que se refere às práticas pedagógicas e o desenvolvimento de ferramentas didáticas, considerando suas consequências para o desenvolvimento e utilização das novas tecnologias e suas plataformas educacionais. Destaca-se também a função que a teoria deleuziana da criação de conceitos cumpre nas DCE, enquanto pressuposto para a prática pedagógica filosófica. Com esse estudo, pretendemos auxiliar os professores filósofos a terem clareza sobre em que consiste a atividade filosófica em sala de aula e qual sua especificidade em relação a outras disciplinas.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da educaçaopt_BR
dc.titleO uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples