dc.contributor.advisor | Silva, Darice Alessandra Deckmann Zanardini da | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes Filho, Dirlô Saldanha | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T18:35:06Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T18:35:06Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50544 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Darice Zanardini | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho descreve o ensino de Filosofia implantado em 2008 nas escolas de Ensino Médio no Paraná, o qual, ainda hoje, ocasiona reflexões sobre os caminhos padagógicos a serem seguidos. Analisa os posicionamentos de cunho ideológico que estão supostos nos discursos tanto de professores, quanto da mídia e nos livros escolares, que apontam a efetiva necessidade e a possibilidade do ensino de Filosofia. Possui, como pano de fundo, uma interpretação das Diretrizes Curriculares para a educação pública do Estado do Paraná (DCE), no que se refere às práticas pedagógicas e o desenvolvimento de ferramentas didáticas, considerando suas consequências para o desenvolvimento e utilização das novas tecnologias e suas plataformas educacionais. Destaca-se também a função que a teoria deleuziana da criação de conceitos cumpre nas DCE, enquanto pressuposto para a prática pedagógica filosófica. Com esse estudo, pretendemos auxiliar os professores filósofos a terem clareza sobre em que consiste a atividade filosófica em sala de aula e qual sua especificidade em relação a outras disciplinas. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da educaçao | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |