A pedagogia da alternância e os temas geradores : estratégias para a aprendizagem de ciências naturais na Casa Familiar Rural de Rio Bonito do Iguaçu
Resumo
A educação proposta pelas escolas do meio rural passou por diversas modificações desde sua implantação no Brasil, porém ainda prevalece um ensino baseado no meio urbano. Uma alternativa de escola que resgate o interesse do aluno camponês para continuar seus estudos é a proposta pela Casa Familiar Rural.Neste texto apresenta-se a origem e metodologia da Casa Familiar Rural, e também a utilização da pedagogia da alternância e dos temas geradores para proporcionar ao aluno do campo atividades educativas que estejam voltadas para sua realidade.O ensino ministrado na maioria das escolas não corresponde aos anseios do aluno camponês, sendo os conteúdos apresentados de forma fragmentada e desvinculada do cotidiano do aluno, em decorrência desta situação apresentam-se dificuldades de aprendizagem. Este trabalho investiga se a utilização da pedagogia da alternância e dos temas geradores pode auxiliar na resolução desta problemática na disciplina de Ciências Naturais, através de uma análise qualitativa dos dados levantados. Foram realizadas visitas e pesquisas na Casa Familiar Rural do município de Rio Bonito do Iguaçu,buscando investigar as vantagens e dificuldades da aplicação destas metodologias junto aos coordenadores,professores e alunos da instituição.
Collections
- Educação do campo [600]