dc.description.abstract | Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como os professores, professoras, educandos, educandas, pais, mães e ou responsáveis da escola pública do Paraná, Escola Estadual Ruben Alves do Ensino Fundamental*, lidam com a questão da "Sexualidade na Escola". Se torna relevante o presente estudo, pelo fato de ser constatado no ambiente escolar as brincadeiras, os apelidos, as chacotas, as agressões e os constrangimentos envolvendo a sexualidade dos estudantes. Para isso, o presente estudo foi desenvolvido através de questionário para os pares: pais, mães e responsáveis, professores e professoras, educandos e educandas, do 8 ano Ensino Fundamental da Escola Estadual Ruben Alves, com o propósito de verificar maneiras construtivas de inserir o diálogo, respeito e dignidade a todos os sujeitos que venham a fazer parte do ambiente escolar, sem sofrer preconceito e discriminação pela sua sexualidade. Nesse sentido, a proposta que surgiu para trabalhar com os(as) estudantes, além do questionário, foi a elaboração e aplicabilidade de material didático com o tema "Sexualidade". Essa intervenção possibilitou discussões polêmicas e importantes para a desconstrução de estereótipos preconceituosos em relação a sexualidade do "outro", de forma a despertar nos(as) estudantes a valorização e o respeito pelos sujeitos tidos como "diferentes" na sala de aula. O reconhecimento de que o "outro" merece respeito foi constado através de depoimentos e mudança de atitudes dos estudantes no ambiente escolar | pt_BR |