Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKatuta, Angela Massumi, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSene, Rosana Aparecida Ribeiro dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T16:48:24Z
dc.date.available2021-12-02T16:48:24Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50505
dc.descriptionOrientador : Dra. Angela Massumi Katutapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo tem como objetivo analisar como os professores, professoras, educandos, educandas, pais, mães e ou responsáveis da escola pública do Paraná, Escola Estadual Ruben Alves do Ensino Fundamental*, lidam com a questão da "Sexualidade na Escola". Se torna relevante o presente estudo, pelo fato de ser constatado no ambiente escolar as brincadeiras, os apelidos, as chacotas, as agressões e os constrangimentos envolvendo a sexualidade dos estudantes. Para isso, o presente estudo foi desenvolvido através de questionário para os pares: pais, mães e responsáveis, professores e professoras, educandos e educandas, do 8 ano Ensino Fundamental da Escola Estadual Ruben Alves, com o propósito de verificar maneiras construtivas de inserir o diálogo, respeito e dignidade a todos os sujeitos que venham a fazer parte do ambiente escolar, sem sofrer preconceito e discriminação pela sua sexualidade. Nesse sentido, a proposta que surgiu para trabalhar com os(as) estudantes, além do questionário, foi a elaboração e aplicabilidade de material didático com o tema "Sexualidade". Essa intervenção possibilitou discussões polêmicas e importantes para a desconstrução de estereótipos preconceituosos em relação a sexualidade do "outro", de forma a despertar nos(as) estudantes a valorização e o respeito pelos sujeitos tidos como "diferentes" na sala de aula. O reconhecimento de que o "outro" merece respeito foi constado através de depoimentos e mudança de atitudes dos estudantes no ambiente escolarpt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([34] p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.titleDialogando sobre sexualidade no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples