dc.contributor.advisor | Lautert, Luiz Fernando de Carli, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Bariviera Filho, Paulo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T20:04:45Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T20:04:45Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50483 | |
dc.description | Orientador : O estudo em foco é um embasamento sobre o currículo das escolas do campo numa perspectiva transversal e interdisciplinar, no município de Manoel Ribas, Pr, rejeitando uma postura tradicional, fragmentária do conhecimento, propondo uma visão mais integradora em relação aos currículos das escolas do campo. Esse tema, estudo sobre o currículo da Escola Estadual do Campo Cristo Rei – Ensino Fundamental, no Município de Manoel Ribas, Pr, num aspecto de desenvolvimento sustentável com ênfase na educação, surgiu no início do curso de Educação do Campo, fruto de uma antiga preocupação enquanto educador de escola rural, em relação à sustentabilidade local, ressaltando que, a mesma não tem sido priorizada nos currículos escolares ao longo dos tempos no processo educativo. O objetivo de início pautou na obtenção de maiores conhecimentos sobre a forma que os currículos escolares têm contribuído na educação para a sustentabilidade e, simultaneamente questionar sobre a formação de um currículo diferenciado para as escolas do campo, uma vez que os professores analisados trabalham tanto em escola do campo como em escolas urbanas. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo em foco é um embasamento sobre o currículo das escolas do campo numa perspectiva transversal e interdisciplinar, no município de Manoel Ribas, Pr, rejeitando uma postura tradicional, fragmentária do conhecimento, propondo uma visão mais integradora em relação aos currículos das escolas do campo. Esse tema, estudo sobre o currículo da Escola Estadual do Campo Cristo Rei – Ensino Fundamental, no Município de Manoel Ribas, Pr, num aspecto de desenvolvimento sustentável com ênfase na educação, surgiu no início do curso de Educação do Campo, fruto de uma antiga preocupação enquanto educador de escola rural, em relação à sustentabilidade local, ressaltando que, a mesma não tem sido priorizada nos currículos escolares ao longo dos tempos no processo educativo. O objetivo de início pautou na obtenção de maiores conhecimentos sobre a forma que os currículos escolares têm contribuído na educação para a sustentabilidade e, simultaneamente questionar sobre a formação de um currículo diferenciado para as escolas do campo, uma vez que os professores analisados trabalham tanto em escola do campo como em escolas urbanas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (16 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Curriculo escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade e meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre o currículo da Escola Estadual do Campo Cristo Rei - Ensino Fundamental, no Município de Manoel Ribas, PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |