dc.contributor.advisor | Resende, Lucia Maria Gonçalves de | pt_BR |
dc.contributor.author | Fonseca, Marli Basaglia da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T21:54:26Z | |
dc.date.available | 2022-04-13T21:54:26Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50466 | |
dc.description | Orientador : Lúcia Maria Gonçalves de Resende | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo relata uma experiência de ensino, em sala de aula. A metodologia proposta foi a modelagem matemática e a etnomatemática como metodologia alternativa. Foi elaborada uma proposta para trabalhar a teoria aliada à pratica através do Sistema Métrico de Medida , bem como sua utilização no cotidiano dos aluno, realizada junto à Escola Municipal Maria de Lurdes Mello no Município de Iretama com o objetivo de investigar quais as estratégias que os alunos do 5ºAno do Ensino Fundamental desenvolviam para compreender o Sistema Métrico Decimal. Para tanto, apresentamos uma proposta de atividade que viabilizasse discutir conceitos matemáticos. Foi abordado uma situação que se faz presente no dia a dia desses alunos e partimos da abordagem à conhecimentos matemáticos , para assim construir um elo entre a prática e a teoria. O objetivo deste trabalho pautou-se em proporcionar aos alunos uma nova abordagem de se desenvolver uma Matemática ligada ao cotidiano . Concluiu-se que a modelagem matemática é um método de ensinoaprendizagem que favorece o ensino das teorias e dos conceitos matemáticos a partir da realidade do aluno, envolvendo-o emocionalmente com o problema e com o conteúdo levando-o a aprender os conceitos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (12 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Matemática aplicada | pt_BR |
dc.subject | Etnomatematica | pt_BR |
dc.subject | Sistema métrico | pt_BR |
dc.title | A etnomatemática e a modelagem matemática como uma alternativa de ensino aprendizagem da matemática para a escola do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |