Show simple item record

dc.contributor.advisorMessa, Fabio de Carvalho, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Gilvane Bezerra dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T15:35:52Z
dc.date.available2021-11-08T15:35:52Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50272
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fabio de Carvalho Messapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo teve como foco investigativo a Escola Estadual do Campo Dois Irmãos – Ensino Fundamental, localizada a 8 km da sede do município de São João, Sudoeste do Paraná, bem como os sujeitos envolvidos. Nesse relato procurou-se compreender o universo sociocultural da escola construído ao longo da sua história e os processos de mudanças ocorridos na atualidade. A pesquisa apresenta cunho qualitativo e foi realizada por meio de um estudo de caso, possibilitando delimitar a realidade de forma aberta e flexível, tornando o campo de pesquisa focado na comunidade e escola de modo complexo e contextualizado. Muitos desafios foram encontrados, desde uma reelaboração da proposta pedagógica da escola condizente com as especificidades da escola do campo, a necessidade de formação continuada docente e de gestão, professores urbanos e com grande rotatividade, o comodismo, a falta de disponibilidade de provocar ou promover mudanças, sair da rotina construir o novopt_BR
dc.format.extent1 arquivo : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleDebruçando-se sobre o passado para melhor compreender o presente : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - EFpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record