Debruçando-se sobre o passado para melhor compreender o presente : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - EF
Resumo
Resumo: O presente artigo teve como foco investigativo a Escola Estadual do Campo Dois Irmãos – Ensino Fundamental, localizada a 8 km da sede do município de São João, Sudoeste do Paraná, bem como os sujeitos envolvidos. Nesse relato procurou-se compreender o universo sociocultural da escola construído ao longo da sua história e os processos de mudanças ocorridos na atualidade. A pesquisa apresenta cunho qualitativo e foi realizada por meio de um estudo de caso, possibilitando delimitar a realidade de forma aberta e flexível, tornando o campo de pesquisa focado na comunidade e escola de modo complexo e contextualizado. Muitos desafios foram encontrados, desde uma reelaboração da proposta pedagógica da escola condizente com as especificidades da escola do campo, a necessidade de formação continuada docente e de gestão, professores urbanos e com grande rotatividade, o comodismo, a falta de disponibilidade de provocar ou promover mudanças, sair da rotina construir o novo
Collections
- Educação do campo [600]