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dc.contributor.advisorMessa, Fabio de Carvalho, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Fernanda Ribeiro dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T19:03:20Z
dc.date.available2022-07-11T19:03:20Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50253
dc.descriptionOrientadora: Ângela Massumi Katutapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, apresento um breve relato sobre o processo de reorganização do projeto político pedagógico de uma escola pública que oferta os anos finais do Ensino Fundamental e que tem buscado constituir uma identidade do campo, inicialmente por meio da mudança da nomenclatura da instituição, e posteriormente, por meio da reorganização da proposta pedagógica da escola. A pesquisa apresenta cunho qualitativo e foi realizada por meio de um estudo de caso. O campo de pesquisa foi delimitado na Escola Estadual do Campo José de Anchieta - Ensino Fundamental, que se localiza no campo e atende estudantes provenientes de comunidades campesinas no interior do município de São João – Paraná. Percebeu-se que o projeto político pedagógico da escola contempla bases teóricas e legais da educação do campo, no entanto, os professores ainda encontram dificuldades em adaptar suas disciplinas e metodologias as necessidades do contexto. Dentre os desafios encontrados para a efetivação de uma proposta pedagógica condizente com as necessidades do contexto estão: a alta rotatividade dos docentes, a necessidade de formação continuada, o fato de os professores serem em sua maioria, provenientes da área urbana e a ausência de mecanismos de participação efetiva da comunidade escolar na elaboração e desenvolvimento da proposta pedagógica. Dentre os avanços percebidos está principalmente o forte compromisso e engajamento por parte de alguns docentes da escola no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a educação do campo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (13 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectAgricultura familiar - Paranápt_BR
dc.titleO processo de reorganização do projeto político pedagógico : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo José de Anchieta - EFpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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