• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ERICA MYEKO OHARA ITODA.pdf (314.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Itoda, Érica Myeko Ohara
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente texto se refere ao trabalho de conclusão do curso de Especialização em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, e tem a caraterística de ser um projeto de intervenção no Colégio Estadual Humberto de Campos – EFM, em Atalaia-PR, onde atuo como pedagoga. No decorrer do curso observou-se que os objetivos da educação do campo apresentam o mesmo enfoque das demais modalidades educacionais: o aluno que compreenda as relações da sociedade de modo a utilizar seus direitos e deveres. Como o colégio em questão não é do campo, optou-se em discutir com os professores sobre uma prática pedagógica que permita a compreensão (ensino e aprendizagem) não fragmentária dos conteúdos científicos: a interdisciplinaridade. Assim, apresentar-seá de forma sucinta [1] as temáticas que nortearam as discussões (grupos de estudos) com os profissionais desse colégio; [2] a análise dos dados coletados junto aos professores, no que se refere ao imaginário docente, referente à proposta interdisciplinar e [3] uma sugestão de trabalho interdisciplinar para as turmas do 6º ano do ensino fundamental. A intervenção apresentada é o início de um longo trabalho de aprofundamento, contudo, esse primeiro passo, possibilitou que vários professores, ao observarem suas práticas, afirmassem que atuam de forma interdisciplinar e que com um maior engajamento do coletivo escolar a qualidade da educação pode sim ser melhorada com o uso dessa metodologia. Nesse sentido, a intervenção já apresentou seu êxito ao possibilitar que os profissionais refletissem sobre suas práticas educacionais
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50242
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV