Investigação e construção do conhecimento : a teoria e a prática na disciplina de biologia com alunos do ensino médio de um colégio público do município de Palmeira
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos prévios dos educandos do campo do ensino médio na disciplina de biologia e seu processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista que a metodologia adotada será a pesquisa-ação. Dessa forma buscou-se coletar informações em um colégio da rede pública de ensino do município de Palmeira/PR, aplicando aos alunos questionários para traçar o perfil do aluno, enfatizando a forma como reconhecem o ensino da disciplina, os conceitos, assuntos de interesse, metodologia docente, contribuições e dificuldades no ensino, relação professor/aluno, escola/aluno e escola/professor, e uma avaliação na concepção dos alunos sobre as aulas ministradas no ambiente escolar durante o período bimestral. Como resultado verificou-se que a pesquisa propiciou condições favoráveis para a compreensão dos conteúdos da disciplina, transformando o ensino e a prática docente, e explorando o entorno, e a realidade em que vivem pode-se verificar que a classe motivada correspondeu positivamente aos estudos das diversas áreas do conhecimento da Biologia.
Collections
- Educação do campo [600]