A etnomatemática e a aplicações diárias da matemática
Resumo
O presente trabalho trata da utilização diária da matemática em nosso cotidiano, sendo ela aplicada em todos os momentos e situações que nos cercam. Em uma escola de educação no campo, por exemplo, apresenta características e necessidades próprias para o aluno em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas. Tem o objetivo diagnosticar e buscar soluções para combater as desigualdades do cotidiano escolar, tendo em vista que a identidade da escola do campo não esta restrita apenas a um espaço geográfico, mas vinculada aos povos do campo, cuja finalidade é incentivar a construção de relações baseadas no respeito e na valorização de milhares de brasileiros que tiram seu sustento da terra. Tem como finalidade apresentar as relações entre as concepções da Etnomatemática e da matemática básica utilizada no cotidiano. É expressa pelo Tratamento de Informação, que engloba noções de probabilidades, estatísticas, matemática financeira, porcentagem, entre outras questões que colocam o saber matemático e as práticas sociais como elo dessa relação, em locais diferenciados dos espaços. Utilizando a Etnomatemática como tendência da Educação Matemática é possível o confronto e análise de ideias socioculturais, apontando convergências e interligações em diferentes áreas de conhecimento.
Collections
- Educação do campo [600]