Organização curricular : proposta de trabalho por área de conhecimento para a educação do campo
Resumo
O presente artigo investiga a organização curricular para a educação do campo, através de uma abordagem teórica sobre estudos já realizados anteriormente por estudiosos no assunto. Também, faz uma pesquisa de campo com famílias, pais e filhos de agricultores que estudam em escolas do campo, para poder entender que visão eles têm relacionado à organização escolar. Por meio de alguns questionamentos colocados para essas pessoas, entendemos que é preciso articular uma nova forma curricular que contemple a identidade cultural. A partir dai, propomos para a organização curricular das escolas do campo, o sistema de trabalho com projeto por área de conhecimento ou tema gerador, por entender que dessa forma, o aluno passa a interagir com o conteúdo levantando hipóteses descobrindo novas formas de aprender, e assim o professor passa a ser mediador do conhecimento levando o educando a participar de situações concretas com o uso de suas habilidades na interação com o grupo, com o professor e na pesquisa do assunto a ser desenvolvido, tornando-os mais aptos na vida escolar e na sociedade.
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