Show simple item record

dc.contributor.authorZimmermann, Aroldo Jacobpt_BR
dc.contributor.otherVoese, Simone Bernardes, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidadept_BR
dc.date.accessioned2018-04-24T20:44:53Z
dc.date.available2018-04-24T20:44:53Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/49505
dc.descriptionOrientador : Simone Bernardes Voesept_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Qualidade.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A qualidade passou por diferentes mudanças ao longo do tempo, sendo continuamente fator chave de sucesso para as empresas. Com o acirramento da competição, como consequência da economia globalizada, os custos da não qualidade passaram a ser uma questão de sobrevivência das organizações. A permanência das empresas neste mercado globalizado e cada vez mais concorrente faz com que as empresas convirjam esforços cada vez maiores para a qualidade e melhoria contínua dos seus produtos e processos. Basicamente pode-se dizer que os custos se dividem em custos de controle e custos de falhas ou custo de não qualidade. Definir o ponto de equilíbrio entre estes dois vértices do custo da qualidade é o desafio das empresas no atual ambiente empresarial norteado muitas vezes pela incerteza. No entanto, o investimento efetuado pela empresa em busca da qualidade deve ser mensurado em termos financeiros, pois caso contrário tem-se apenas uma expectativa de que o aumento na qualidade, por meio da melhoria nos processos de produção e na utilização de outras matérias-primas com qualidade superior, reduz custos ou aumente a receita (PINTO, GOMES, 2010). Por isso, torna-se importante a agregação dos custos da qualidade como sistema de suporte de gerenciamento da performance para avaliar a eficiência do programa de qualidade (GREGORI et al, 2004). Para isto, se apresenta ferramentas que auxiliarão no cálculo dos custos da qualidade.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.titleCustos da qualidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record