Custos da qualidade
Resumo
Resumo: A qualidade passou por diferentes mudanças ao longo do tempo, sendo continuamente fator chave de sucesso para as empresas. Com o acirramento da competição, como consequência da economia globalizada, os custos da não qualidade passaram a ser uma questão de sobrevivência das organizações. A permanência das empresas neste mercado globalizado e cada vez mais concorrente faz com que as empresas convirjam esforços cada vez maiores para a qualidade e
melhoria contínua dos seus produtos e processos. Basicamente pode-se dizer que os custos se dividem em custos de controle e custos de falhas ou custo de não qualidade. Definir o ponto de equilíbrio entre estes dois vértices do custo da qualidade é o desafio das empresas no atual ambiente empresarial norteado muitas vezes pela incerteza. No entanto, o investimento efetuado pela empresa em busca da qualidade deve ser mensurado em termos financeiros, pois caso
contrário tem-se apenas uma expectativa de que o aumento na qualidade, por meio da melhoria nos processos de produção e na utilização de outras matérias-primas com qualidade superior, reduz custos ou aumente a receita (PINTO, GOMES, 2010). Por isso, torna-se importante a agregação dos custos da qualidade como sistema de suporte de gerenciamento da performance para avaliar a eficiência do programa de qualidade (GREGORI et al, 2004). Para isto, se apresenta
ferramentas que auxiliarão no cálculo dos custos da qualidade.