• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Concepções de educação estatística : narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - EDNEI LEITE DE ARAUJO.pdf (3.348Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Araújo, Ednei Leite de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nesta pesquisa, o objetivo principal é apresentar a área de conhecimento Educação Estatística tal como é concebida por alguns pesquisadores da Educação Matemática, atuantes do GT-12 da SBEM (Ensino de Probabilidade e Estatística). O problema de pesquisa consiste em investigar que concepções de Educação Estatística podem ser identificadas nas narrativas de professores pesquisadores atuantes do GT-12. A partir da memória dos colaboradores, levantamos aspectos históricos importantes da trajetória das pesquisas em Educação Estatística, explicitando temas como Letramento e Alfabetização em Estatística, Educação Estatística e Educação Matemática, marcos históricos das pesquisas brasileiras na área e formação do professor que ensina Estatística. Todas as entrevistas realizadas seguiram os procedimentos metodológicos da História Oral e uma interpretação das narrativas foi feita com base na análise (narrativa) de narrativas. Desse modo, apresentamos possíveis caminhos para pesquisas futuras, contribuindo assim para a evolução das pesquisas e para o ensino de Estatística em todos os seus níveis.
     
    Abstract: In this research, the primary purpose is to present the knowledge area Statistical Education as conceived by some researchers of mathematics education, members of the GT-12 the SBEM (teaching of probability and statistics). The research problem is to investigate which conceptions of Statistical Education can be identified in the narrative of professors members of the GT-12. From memory of professors, we raise important historical aspects of Statistical education research trajectory, showing topics like Literacy in statistics, statistical education and mathematics education, historical landmarks of Brazilian research in the area and training of teacher who teaches statistical. All interviews followed the methodological procedures of Oral history and an interpretation of the narrative was made based on the analysis of narrative. Thus, we present potential pathway for future research, thus contributing to the development of research in the area and for the teaching of statistics at all levels.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48897
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV