Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorAraújo, Ednei Leite dept_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T18:56:41Z
dc.date.available2024-04-19T18:56:41Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48897
dc.descriptionOrientadora : Prof. Dra. Luciane Mulazani dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 17/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 142-144pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa, o objetivo principal é apresentar a área de conhecimento Educação Estatística tal como é concebida por alguns pesquisadores da Educação Matemática, atuantes do GT-12 da SBEM (Ensino de Probabilidade e Estatística). O problema de pesquisa consiste em investigar que concepções de Educação Estatística podem ser identificadas nas narrativas de professores pesquisadores atuantes do GT-12. A partir da memória dos colaboradores, levantamos aspectos históricos importantes da trajetória das pesquisas em Educação Estatística, explicitando temas como Letramento e Alfabetização em Estatística, Educação Estatística e Educação Matemática, marcos históricos das pesquisas brasileiras na área e formação do professor que ensina Estatística. Todas as entrevistas realizadas seguiram os procedimentos metodológicos da História Oral e uma interpretação das narrativas foi feita com base na análise (narrativa) de narrativas. Desse modo, apresentamos possíveis caminhos para pesquisas futuras, contribuindo assim para a evolução das pesquisas e para o ensino de Estatística em todos os seus níveis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research, the primary purpose is to present the knowledge area Statistical Education as conceived by some researchers of mathematics education, members of the GT-12 the SBEM (teaching of probability and statistics). The research problem is to investigate which conceptions of Statistical Education can be identified in the narrative of professors members of the GT-12. From memory of professors, we raise important historical aspects of Statistical education research trajectory, showing topics like Literacy in statistics, statistical education and mathematics education, historical landmarks of Brazilian research in the area and training of teacher who teaches statistical. All interviews followed the methodological procedures of Oral history and an interpretation of the narrative was made based on the analysis of narrative. Thus, we present potential pathway for future research, thus contributing to the development of research in the area and for the teaching of statistics at all levels.pt_BR
dc.format.extent152 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEstatistica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistoria oralpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleConcepções de educação estatística : narrativas de professores membros do GT-12 da SBEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples