Sociedade de consumo, publicidade e imagem : uma análise de conteúdo sobre o filme publicitário A Journaey de Bruno Aveillan
Resumo
Resumo: Nesta monografia pretende-se analisar aspectos de um filme publicitário que se mostra como alternativa à publicidade atual, rasa e invasiva. Para isso, faz-se uma revisão bibliográfica em torno dos temas sociedade de consumo, publicidade, imagem e mídia a fim de compreender como os objetos e as imagens pautam as relações sociais atualmente. Além da revisão literária, que conta com os estudos dos principais autores contemporâneos – Jean Baudrillard, Norval Baitello Junior, Everardo Rocha, Néstor García Canclini e Malena Contrera – o método de análise fílmica de Vanoye e Goliot-lété foi usado para compreender o filme "A Journey" – dirigido por Bruno Aveillan para a marca de luxo Louis Vuitton. O comercial, lançado em 2008, não conta com celebridades, nem a presença marcante de seus produtos, mas sim com homens e mulheres comuns que embarcam em jornadas, em busca de autoconhecimento. O filme se relaciona com o monomito, ou a jornada do herói, em que o herói constantemente embarca em aventuras, por mundos desconhecidos, a fim de voltar evoluído para o seu mundo. É pela linguagem do mito que o filme será interpretado simbolicamente
Collections
- Publicidade e Propaganda [205]