O desenvolvimento do transtorno do espectro autista : considerações a partir de Piaget
Resumo
Resumo: A presente pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, que busca investigar o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir da teoria piagetiana e das pesquisas empíricas sobre o autismo. A compreensão e o estabelecimento de relações entre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e o desenvolvimento autista pode permitir o entendimento de possibilidades de aprendizagem na perspectiva educacional. Partindo da premissa de que a manifestação do autismo é heterogênea, foi realizado um estudo empírico em escola especial de atendimento a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. O método clínico piagetiano norteou a coleta e análise de dados. Primeiramente foi realizado um grupo focal com professoras experientes para a percepção dos aspectos que elas consideram fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem dos educandos autistas. Após essa percepção, foi feita a seleção de dois autistas, um com autismo grave e outro com autismo moderado (definido pelo CARS), para acompanhamento sistemático em ambiente escolar. Como fontes de informação desses participantes, foram realizadas entrevistas a partir do método clínico com suas mães, professoras e uma atendente, bem como diário de observação de campo. Os dados coletados evidenciam como aspecto fundamental a socialização para avanços no desenvolvimento e na aprendizagem de indivíduos com autismo, principalmente na interação entre professor-aluno, sendo sempre permeada pela afetividade. Quanto aos alunos acompanhados, ambos demonstram características fundamentais na perspectiva do processo de desenvolvimento e aprendizagem dentro de uma visão integrada entre aspectos afetivos, cognitivos e sociais, própria da perspectiva piagetiana. Ambos apresentam o aspecto visual como mais evidente na exploração do mundo e, em consequência, a imitação é um determinante na sua aprendizagem, seja ela de cunho acadêmico, lúdico ou social. Ambos demonstram aprendizagem social, dentre as quais, algumas imitações de comportamentos. Quanto à construção do conhecimento, ambos demonstram a construção de um pensamento representativo, um voltado para a ludicidade, e o outro voltado para a construção de um conhecimento acadêmico. Essas características apresentam estreita relação com a teoria piagetiana por compreender que o pensamento representativo se dá pela imitação, jogo simbólico e representação cognitiva. Ao relacionar esses aspectos com o observado compreende-se ser esse um caminho que pode trazer potencialidades significativas de desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos com transtorno do espectro autista. Além disso, os interesses que autistas apresentam para determinados objetos devem ser considerados como a energia necessária ao desenvolvimento, que é de cunho afetivo. Assim, compreende-se que há evidência de aproximações teóricas possíveis quanto à integração dos aspectos sociais, cognitivos e afetivos evidenciados pelas pesquisas sobre o autismo e a teoria piagetiana. A compreensão desses aspectos de uma maneira integrada e em desenvolvimento contínuo permite avançar para um olhar produtivo no atendimento a esses alunos. Palavras-chave: Autismo. Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento. Aprendizagem. Piaget. TEA. Abstract: This research is qualitative and exploratory, aiming to study the development of school students with the Autism Spectrum Disorder (ASD) from a perspective of the Piagetian theory and empirical research on autism. Understanding and establishing relationships between Piaget's human development theory and autistic development may enable us to identify learning possibilities that can be discussed in the educational perspective. Recognizing that manifestation of autism is heterogeneous, empirical research was conducted at a special school for ASD individuals. The Piagetian clinical method was used to guide data collection and analysis. A focus group of experienced teachers was used to identify the aspects that they considered fundamental in the development and learning of autistic students. Two autistic students were selected for systematic observation at the school, one student with severe autism and the other with mild-to-moderate autism (as defined by CARS). As a source of information about the two students, interviews were conducted with their mothers, teachers, and an attendant, and daily field observations were written down to consolidate the data about each student. The data analysis revealed that socialization is a fundamental aspect of progress in the development and learning of autistic individuals, mainly in teacher-student interactions filled with affection. Both students demonstrated the fundamental characteristics of the developmental and learning process, in a framework integrating affective, cognitive, and social aspects as referred by the Piagetian perspective. Both students used visual perception as the most evident aspect of their exploration of the world, consequently imitation as a learning process is present, at academic, playful or social issues. Both students demonstrate social learning, including some behaviors' imitations. About the knowledge construction, both students showed the construction of representative thinking, one student focused on playful knowledge, and the other student on school knowledge. These characteristics are closely related to the Piagetian theory, because it is known that representative thinking occurs through imitation, symbolic play and cognitive representation. Relating the observations to the Piagetian theory, the conclusion of this research is that this is a path that could bring a significant potential to personal development and learning of individuals with ASD. Furthermore, the interest that autistic individuals have for certain objects should be considered as a source of energy that is necessary for development, which has an affective nature. Therefore, it can be understood that there exists evidence of a possible theoretical approach regarding the integration of the social, cognitive and affective aspects as evidenced by the research on autism and Piagetian theory. Understanding these aspects in an integrated manner and in continuous development allows us looking forward to productive ways of educating such students. Keywords: Autism. Autism Spectrum Disorder. Development. Learning. Piaget. ASD. Resumen: La presente investigación es cualitativa, de carácter exploratorio, que busca investigar el desarrollo de alumnos con Trastorno del Espectro Autista desde la teoría piagetiana y de las investigaciones empíricas acerca del autismo. La comprensión y el establecimiento de relaciones entre la teoría del desarrollo cognitivo de Piaget y el desarrollo autista puede permitir la comprensión de posibilidades de aprendizaje en la perspectiva educacional. Reconociendo el presupuesto de que la manifestación del autismo es heterogénea, fue realizado un estudio empírico en escuela especial de atención a individuos con Trastorno del Espectro Autista. El método clínico piagetiano diseñó la recogida y el análisis de datos. En primer lugar, se realizó un grupo focal de discusión con maestros experimentados para la percepción de los aspectos que consideran fundamental en el desarrollo y aprendizaje de alumnos autistas. Después de esa producción se hizo la selección de dos alumnos autistas, uno con autismo severo y uno con autismo moderado (definido por CARS), para una observación sistemática en la escuela. Como fuentes de información de esos participantes, se realizaron entrevistas, diseñadas en el método clínico de Piaget, con sus madres, maestros y una asistente, así como el diario de observación de campo. Los datos recogidos evidencian la socialización como un aspecto fundamental de los avances en el desarrollo y aprendizaje de los individuos con autismo, sobretodo en la interacción entre el profesor y el alumno, siempre impregnada de la afectividad. Referente a los alumnos acompañados, los dos demuestran características fundamentales a la perspectiva del proceso de desarrollo y aprendizaje dentro de una visión que integra aspectos afectivos, cognitivos y sociales, referidos en la perspectiva de Piaget. Ambos cuentan con el visual como el aspecto más evidente en la exploración del mundo y, en consecuencia, la imitación es preponderante para el aprendizaje, ya sea de carácter académico, lúdico o social. Tanto demuestran el aprendizaje social, entre los cuales, algunas imitaciones de comportamientos. Con respecto a la construcción del conocimiento, ambas muestran la construcción del pensamiento representativo, uno centrado en el lúdico, y el otro orientado a la construcción de un conocimiento académico. Estas características tienen estrecha relación con la teoría de Piaget que comprende que el pensamiento representativo ocurre a través de la imitación, el juego simbólico y de la representación cognitiva. Mediante la vinculación de estos aspectos con el observado se puede comprender que este es un camino que puede aportar un potencial significativo para el desarrollo y el aprendizaje de las personas con trastorno del espectro autista. Por otra parte, los intereses que los autistas tienen para ciertos objetos deben ser considerados como la energía necesaria para el desarrollo, que es de naturaleza afectiva. De este modo, se entiende que hay evidencia de posibles aproximaciones teóricas de la integración de los aspectos sociales, cognitivos y afectivos evidenciados por investigaciones acerca del autismo y la teoría de Piaget. La comprensión de estos aspectos de manera integrada y en continuo desarrollo permite mirar adelante a formas productivas de educar a estos alumnos. Palabras clave: Autismo. Trastorno del Espectro Autista. Desarrollo. Aprendizaje. Piaget. TEA.
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