Show simple item record

dc.contributor.advisorLadewig, Iversonpt_BR
dc.contributor.authorFranz, Luiz Gustavo Cangussúpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-13T19:29:07Z
dc.date.available2017-06-13T19:29:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47580
dc.descriptionOrientador: Prof. Iverson Ladewig, Ph.D.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 89-93pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e moderada. As dicas de aprendizagem têm como objetivo, atuar diretamente nos processos de atenção seletiva, direcionando a atenção dos alunos com deficiência intelectual aos pontos de maior relevância da atividade motora. Estes indivíduos caracterizam-se principalmente pelo rebaixamento intelectual, consequentemente, tendo dificuldade em manter a atenção por um longo período de tempo em uma atividade. Vinte alunos, do sexo masculino, com idade entre 16 e 30 anos de uma escola especial da cidade de Curitiba, foram selecionados e divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo com Dicas (GCD) e Grupo sem dicas (GSD), para realizar o arremesso por cima do ombro. Metodologicamente, o estudo foi dividido em um pré-teste, um período de 6 aulas praticas da habilidade do arremesso, o pós-teste (logo na sequência do encerramento das práticas), e um teste de retenção (20 dias após o pós-teste). Avaliação nas três fases ocorreu através de 10 arremessos, os quais foram filmados, para posterior analise por 2 avaliadores, utilizando uma ficha de pontuação com os 8 segmentos. O resultado confirmou alterações significativas ocorridas dentro do grupo com dicas em sete dos oitos segmentos avaliados, ao passo que o grupo sem dicas apresentou apenas duas alterações significativas. Apesar dos resultados não apresentarem muitas diferenças significativas entre os grupos, pudemos perceber uma tendência em favor ao uso das dicas. Futuros estudos com essa população são necessários a fim de concretizar a utilização das dicas como uma estratégia de aprendizagem. Palavras chaves: Dicas de Aprendizagem; Atenção; Deficiência Intelectual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study was to analyze motor skill acquisition through the use of cues as a cognitive strategy with intellectual deficient students. Cues have the objective to work directly in the selective attention processes, directing the student's attention to relevant aspects of the task. These individuals are characterized mainly by intellectual deficiency, having difficulty in sustaining attention over a long period of time while performing any activity. Twenty male students, aged between 16 and 30 years old, from an special school in the city of Curitiba were selected to participate and randomly assigned to two groups: Cue Group (GCD) and no Cue Group (GSD), in order to perform the over the shoulder throwing. Methodologically, the study was divided into a pre-test, 6 classes practicing the movement, a post-test and, twenty days after, a retention test. The 3 evaluation tests were conducting with each student performing 10 throws, which were recorded and later analyzed by two evaluators, using a point score sheet with 8 segments. The results confirmed significative modifications in the throwing pattern from the cue group in 7 of 8 segments, when compared to only 2 in the no cue group. Even though the results did not showed many significative differences between both groups, we can infer that there was a tendency in favor of the cue group. Future studies with this population are necessary in order certify the use of cues as a learning strategy. Key words: Learning Cues; Attention; Intellectual disabilities.pt_BR
dc.format.extent102 f. : il., algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDeficientes mentais - Ensinopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.titleO uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record