dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Silvério, Maria Aparecida Pedroso | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:07:24Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:07:24Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47261 | |
dc.description | Orientador: Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho objetiva discutir a função do pedagogo, como coordenador pedagógico atuando na formação continuada dos professores. O contexto analisado é de uma escola pública da Educação Básica e a pesquisa esteve voltada para a visão que os professores apresentam das reuniões pedagógicas ofertadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná e também pela escola, no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014. As informações foram coletadas pela aplicação de um questionário. Baseado em Saviani (2009) e Libâneo (2004), discute a problemática envolvendo a formação inicial dos professores e pedagogos no Brasil. Reportando a Libâneo (2004, 2006 e 1999), aponta a importância da
formação do pedagogo stricto sensu. Faz uma crítica à formação que tem como base a teoria do professor reflexivo referindo-se às contribuições de Duarte (2003) e Facci (2008). Ressalta a necessidade da formação continuada dos profissionais da educação ser oferecida de forma articulada às universidades. De acordo com Pimenta (1993), Santos (2002) e Lima (2007), destaca o papel do coordenador pedagógico na organização das atividades escolares, bem como, as contribuições do trabalho coletivo para a escola. Mostra que a equipe pedagógica da escola pesquisada tem coordenado às atividades de formação continuada no cotidiano escolar de forma satisfatória. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A coordenação pedagógica e a formação continuada de professores e pedagogos no contexto das reuniões pedagógicas de uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Campo Mourão, no estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |