O processo de difusão dos serviços de transporte compartilhados : o caso do Uber
Resumo
Resumo: Neste trabalho é analisado o processo de difusão do aplicativo Uber. Este permite a contratação de serviços de motorista particular a qualquer pessoa que tenha o software instalado no celular, como uma alternativa de transporte individual ao serviço de táxi. A análise consiste na identificação e discussão dos fatores determinantes da difusão do aplicativo em nível nacional e internacional. Neste estudo foram utilizados os conceitos de Nathan Rosenberg sobre difusão tecnológica e os fatores que influenciam as taxas e o ritmo da difusão de novas tecnologias, além de dados extraídos de reportagens, artigos acadêmicos, e relatórios de entidades públicas e privadas acerca dos temas inovação e defesa econômica. A continuidade da atividade inventiva, o aprendizado dos usuários e inventores, e as complementaridades tecnológicas são elementos fundamentais na explicação do fenômeno da difusão. Dentre esses fatores o papel exercido pelas instituições ganha destaque. A relevância das instituições no processo de difusão de tecnologias tal como o Uber decorre do fato de que tais aplicativos têm gerado mudanças importantes e visíveis nos hábitos dos consumidores e no sistema social vigente. Um novo padrão de comportamento dos agentes baseado na economia do compartilhamento tem gerado polêmica e conflitos entre grupos sociais, necessitando que ocorra a intervenção das autoridades públicas e jurídicas para a resolução destes problemas
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- Ciências Econômicas [2145]