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dc.contributor.advisorGiareta, Paulo Fioravantept_BR
dc.contributor.authorCampos, Rosane Rodrigues dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-03T18:52:07Z
dc.date.available2019-06-03T18:52:07Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47117
dc.descriptionOrientador : Paulo Fioravante Giaretapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O estudo apresenta análise sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamenta anos iniciais, definindo-se como enfoque de natureza práticoteórica. Os elementos da pesquisa buscaram, através das suas características, responder às questões relativas ao processo de legitimação, adaptação e viabilização do tema proposto. A avaliação é uma etapa a ser cumprida na vida escolar dos indivíduos, com a finalidade, não de retenção ou reprovação, mas com objetivo de consertar o que não está dando certo. Sendo assim, a avaliação da aprendizagem escolar, deve permitir que o professor acompanhe a construção das representações do aluno, percebendo onde ele se encontra, possibilitando a interação na perspectiva de superação. Este artigo tem como objetivo geral analisar como é entendido o processo de avaliação educacional pelo professor. Como objetivos específicos: pesquisar os diferentes métodos utilizados para avaliar os alunos; investigar que referências abordam com maior precisão o tema. E como problema: será que a avaliação de conteúdos pode contribuir com o aprendizado dos educandos? Usou-se como metodologia a pesquisa bibliografia e de campo. A pesquisa bibliográfica realizou-se em livros, revistas, jornais, meios eletrônicos, e outros. E a pesquisa de campo foi feita através de questionário com professores que atuam no Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este tema foi escolhido porque tem sido motivo de desconforto para a pesquisadora, ou seja, sempre que se fala em avaliação, gera-se muitas interrogações. Conclui-se que a avaliação escolar é um processo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho, visando sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos que continuem dedicando-se aos estudos.pt_BR
dc.format.extent[20] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAvaliaçao escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem no ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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