• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A avaliação da aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSANE RODRIGUES DE CAMPOS.pdf (534.0Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Campos, Rosane Rodrigues de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O estudo apresenta análise sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamenta anos iniciais, definindo-se como enfoque de natureza práticoteórica. Os elementos da pesquisa buscaram, através das suas características, responder às questões relativas ao processo de legitimação, adaptação e viabilização do tema proposto. A avaliação é uma etapa a ser cumprida na vida escolar dos indivíduos, com a finalidade, não de retenção ou reprovação, mas com objetivo de consertar o que não está dando certo. Sendo assim, a avaliação da aprendizagem escolar, deve permitir que o professor acompanhe a construção das representações do aluno, percebendo onde ele se encontra, possibilitando a interação na perspectiva de superação. Este artigo tem como objetivo geral analisar como é entendido o processo de avaliação educacional pelo professor. Como objetivos específicos: pesquisar os diferentes métodos utilizados para avaliar os alunos; investigar que referências abordam com maior precisão o tema. E como problema: será que a avaliação de conteúdos pode contribuir com o aprendizado dos educandos? Usou-se como metodologia a pesquisa bibliografia e de campo. A pesquisa bibliográfica realizou-se em livros, revistas, jornais, meios eletrônicos, e outros. E a pesquisa de campo foi feita através de questionário com professores que atuam no Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este tema foi escolhido porque tem sido motivo de desconforto para a pesquisadora, ou seja, sempre que se fala em avaliação, gera-se muitas interrogações. Conclui-se que a avaliação escolar é um processo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho, visando sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos que continuem dedicando-se aos estudos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47117
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV