dc.contributor.author | Santos, José Carlos Costa dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T14:15:06Z | |
dc.date.available | 2019-12-20T14:15:06Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47106 | |
dc.description | Orientadora : Liliane Schenfelder Salles | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo buscou pesquisar sobre a função do pedagogo na escola, bem como pontuou as principais contribuições e dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho do mesmo no ambiente escolar. Assim sendo, destacam-se os principais afazeres da função do pedagogo na instituição escolar e também as diversas atividades que este realiza, mesmo que não seja parte de sua função especificamente, acarretando com isso uma descaracterização da função deste profissional. A pesquisa embasou-se teoricamente nos estudos de autores como Libâneo (2001), Vasconcellos (2002), entre outros, pois estes apontam aspectos positivos e negativos do trabalho deste profissional no sistema de ensino. Para entender a visão dos professores pedagogos sobre seu próprio trabalho, realizou-se pesquisa de campo envolvendo cinco pedagogos das escolas da rede municipal e estadual de ensino do município de Ventania -PR, os quais responderam um questionário com questões referentes a sua função, pontuando sobre o que é ser pedagogo; quais os afazeres da sua função; se existem possibilidades do desenvolvimento real da função do pedagogo; quais as contribuições que um pedagogo pode trazer junto ao espaço escolar, assim como quais dificuldades são encontradas, e para finalizar, as possibilidades para melhorarias de sua atuação no ambiente escolar. Com o estudo observou-se que o profissional em questão possui grande importância no ambiente de ensino, porém há algumas dificuldades a superar para que estes profissionais possam desenvolver um trabalho concreto e significativo no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | O papel do pedagogo no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |