Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, José Carlos Costa dospt_BR
dc.contributor.otherSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T14:15:06Z
dc.date.available2019-12-20T14:15:06Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47106
dc.descriptionOrientadora : Liliane Schenfelder Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo buscou pesquisar sobre a função do pedagogo na escola, bem como pontuou as principais contribuições e dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho do mesmo no ambiente escolar. Assim sendo, destacam-se os principais afazeres da função do pedagogo na instituição escolar e também as diversas atividades que este realiza, mesmo que não seja parte de sua função especificamente, acarretando com isso uma descaracterização da função deste profissional. A pesquisa embasou-se teoricamente nos estudos de autores como Libâneo (2001), Vasconcellos (2002), entre outros, pois estes apontam aspectos positivos e negativos do trabalho deste profissional no sistema de ensino. Para entender a visão dos professores pedagogos sobre seu próprio trabalho, realizou-se pesquisa de campo envolvendo cinco pedagogos das escolas da rede municipal e estadual de ensino do município de Ventania -PR, os quais responderam um questionário com questões referentes a sua função, pontuando sobre o que é ser pedagogo; quais os afazeres da sua função; se existem possibilidades do desenvolvimento real da função do pedagogo; quais as contribuições que um pedagogo pode trazer junto ao espaço escolar, assim como quais dificuldades são encontradas, e para finalizar, as possibilidades para melhorarias de sua atuação no ambiente escolar. Com o estudo observou-se que o profissional em questão possui grande importância no ambiente de ensino, porém há algumas dificuldades a superar para que estes profissionais possam desenvolver um trabalho concreto e significativo no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleO papel do pedagogo no espaço escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples