• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel do pedagogo no espaço escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOSE CARLOS COSTA DOS SANTOS.pdf (541.1Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Santos, José Carlos Costa dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo buscou pesquisar sobre a função do pedagogo na escola, bem como pontuou as principais contribuições e dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho do mesmo no ambiente escolar. Assim sendo, destacam-se os principais afazeres da função do pedagogo na instituição escolar e também as diversas atividades que este realiza, mesmo que não seja parte de sua função especificamente, acarretando com isso uma descaracterização da função deste profissional. A pesquisa embasou-se teoricamente nos estudos de autores como Libâneo (2001), Vasconcellos (2002), entre outros, pois estes apontam aspectos positivos e negativos do trabalho deste profissional no sistema de ensino. Para entender a visão dos professores pedagogos sobre seu próprio trabalho, realizou-se pesquisa de campo envolvendo cinco pedagogos das escolas da rede municipal e estadual de ensino do município de Ventania -PR, os quais responderam um questionário com questões referentes a sua função, pontuando sobre o que é ser pedagogo; quais os afazeres da sua função; se existem possibilidades do desenvolvimento real da função do pedagogo; quais as contribuições que um pedagogo pode trazer junto ao espaço escolar, assim como quais dificuldades são encontradas, e para finalizar, as possibilidades para melhorarias de sua atuação no ambiente escolar. Com o estudo observou-se que o profissional em questão possui grande importância no ambiente de ensino, porém há algumas dificuldades a superar para que estes profissionais possam desenvolver um trabalho concreto e significativo no ambiente escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47106
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV