dc.contributor.author | Oliveira, Anne Caroline de | pt_BR |
dc.contributor.other | Corrêa, Giselle Christina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T19:41:27Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T19:41:27Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47080 | |
dc.description | Orientadora : Giselle Christina Côrrea | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O artigo aborda a taxa de rendimento e distorção idade-série de uma escola municipal de Pinhais cujo público insere-se em contexto de vulnerabilidade. Propõe- se como alternativa o estabelecimento de vínculos, a afetividade e o trabalho intersetorial como norteadores das práticas de ensino e ferramenta para permanência de alunos oriundos deste contexto, reconhecendo o histórico familiar, o território e a vivência como influenciadores no processo de ensino-aprendizagem e tendo como referencial a experiência pedagógica, ocorrida no mesmo município, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, embasada na perspectiva de Henri Wallon e Lev Vygotsky cujo público alvo é composto por usuários em situações identificadas como prioritárias. | pt_BR |
dc.format.extent | [20] p. : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.title | Vulnerabilidade social e aprendizagem : superando a invisibilidade no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |