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dc.contributor.authorOliveira, Anne Caroline dept_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Giselle Christinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-09T19:41:27Z
dc.date.available2020-01-09T19:41:27Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47080
dc.descriptionOrientadora : Giselle Christina Côrreapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O artigo aborda a taxa de rendimento e distorção idade-série de uma escola municipal de Pinhais cujo público insere-se em contexto de vulnerabilidade. Propõe- se como alternativa o estabelecimento de vínculos, a afetividade e o trabalho intersetorial como norteadores das práticas de ensino e ferramenta para permanência de alunos oriundos deste contexto, reconhecendo o histórico familiar, o território e a vivência como influenciadores no processo de ensino-aprendizagem e tendo como referencial a experiência pedagógica, ocorrida no mesmo município, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, embasada na perspectiva de Henri Wallon e Lev Vygotsky cujo público alvo é composto por usuários em situações identificadas como prioritárias.pt_BR
dc.format.extent[20] p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.titleVulnerabilidade social e aprendizagem : superando a invisibilidade no contexto escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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