dc.contributor.advisor | Giareta, Paulo Fioravante | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Inez Brum Campos da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T16:52:41Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T16:52:41Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47061 | |
dc.description | Orientador : Paulo Fioravante Giareta. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem como proposito analisar um fenômeno presente nas escolas: o bullying. Expressão de origem inglesa que define um tipo específico de violência que se caracteriza pela sua repetitividade, abrangendo comportamentos agressivos que de certa forma é tolerada pela comunidade escolar. Considerando a importância de se investigar o tema em questão, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os professores têm conhecimento sobre esse fenômeno e quais estratégias utilizam para prevenir e combater o bullying no ambiente escolar. Por isso é importante que os educadores conheçam essa problemática e quais as consequências na sua pratica docente e principalmente, os efeitos do bullying na vida dos educandos. Os procedimentos metodológicos utilizados para trabalho foram estudos do referencial teórico e questionários aplicados a professoras do ensino fundamental, de uma escola municipal que oferta ensino em tempo integral. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Bullying nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.title | Bullying : fenômeno que preocupa a escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |