Ressignificação do conselho de classe numa abordagem de ação-reflexão-ação
Resumo
Resumo : O presente artigo aborda a trajetória da intencionalidade de ressignificar o conselho de classe por meio de uma ação coletiva, buscando assim melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma pesquisa-ação realizada em uma escola da Rede Municipal de Curitiba, procurou-se mudar a configuração da instância colegiada, oportunizando a participação dos alunos enquanto sujeitos da educação e protagonistas no processo de ensinar e aprender. Durante o final do primeiro trimestre, a pesquisadora recolheu dados com os professores sobre os alunos em sua individualidade, nos momentos de pré-conselho. Foram também realizados com os alunos momentos em que os mesmos puderam se autoavaliar e se perceberem sujeitos do processo. Procuramos, com isso, construir uma nova possibilidade de conselho de classe, que possa integrar o trabalho do professor às necessidades pedagógicas dos alunos. Esse novo modelo de conselho de classe pode ser atribuído como um espaço de participação, construção e autonomia.
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- Coordenação Pedagógica [455]