Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Gisele Claudino Barbosapt_BR
dc.contributor.otherQuirino, Simony Rafaeli, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T19:43:58Z
dc.date.available2019-12-12T19:43:58Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47014
dc.descriptionOrientadora : Professora Ma. Simony Rafaeli Quirinopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo busca demonstrar a realidade de ensino de uma escola rural do município de São José dos Pinhais/Paraná, a qual encontrou na prática de pequenos projetos escolares uma possibilidade de execução da interdisciplinaridade. Para isso foi analisado o Currículo do município e o Projeto Político Pedagógico da escola. Além disso, foram aplicados questionários a diretora e professores buscando verificar a visão que os mesmos têm sobre a prática de interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Verificou-se que apesar do currículo municipal não trazer indícios de um trabalho interdisciplinar, a escola desenvolve essa prática através de projetos escolares como Horta Escolar, Arraiá Pedagógico e Feira Cultural. O trabalho interdisciplinar através de projetos escolares possibilita aos educandos uma formação ampla, onde o conhecimento é utilizado para a vida em sociedade. De acordo com as respostas aos questionários a diretora e os professores demonstraram que através dessa prática os alunos ficam mais motivados a aprender e capazes de lidar com situações problemas de sua realidade, comparados as experiências curriculares sem integração.pt_BR
dc.format.extent26 p : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectBaixo rendimento escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade : uma proposta a partir de projetos escolarespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples