dc.contributor.author | Pereira, Gisele Claudino Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.other | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T19:43:58Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T19:43:58Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47014 | |
dc.description | Orientadora : Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo busca demonstrar a realidade de ensino de uma escola rural do
município de São José dos Pinhais/Paraná, a qual encontrou na prática de
pequenos projetos escolares uma possibilidade de execução da
interdisciplinaridade. Para isso foi analisado o Currículo do município e o Projeto
Político Pedagógico da escola. Além disso, foram aplicados questionários a diretora
e professores buscando verificar a visão que os mesmos têm sobre a prática de
interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Verificou-se que apesar do currículo
municipal não trazer indícios de um trabalho interdisciplinar, a escola desenvolve
essa prática através de projetos escolares como Horta Escolar, Arraiá Pedagógico e
Feira Cultural. O trabalho interdisciplinar através de projetos escolares possibilita aos
educandos uma formação ampla, onde o conhecimento é utilizado para a vida em
sociedade. De acordo com as respostas aos questionários a diretora e os
professores demonstraram que através dessa prática os alunos ficam mais
motivados a aprender e capazes de lidar com situações problemas de sua realidade,
comparados as experiências curriculares sem integração. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Baixo rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade : uma proposta a partir de projetos escolares | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |