Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSar, Zenilda Aparecida da Pazpt_BR
dc.contributor.otherArtigas, Nádiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-29T19:33:59Z
dc.date.available2019-05-29T19:33:59Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46903
dc.descriptionOrientadora : Profª Nádia Artigaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a evasão e reprovação no primeiro ano do ensino médio, com o intuito de investigar os fatores mais agravantes. O objetivo principal foi identificar as principais causas da evasão e reprovação do 1º no do Ensino Médio no período vespertino do referido colégio. Além disso, foi necessário averiguar as percepções dos alunos e de seus pais e/ou responsáveis sobre os fatores declarados por eles para justificar a evasão e reprovação. Intencionou-se também propor encaminhamentos que viabilizem aos professores, alunos e pais a compreensão das causas da evasão escolar e as consequentes ações para reverter este quadro. Os procedimentos metodológicos se concretizaram na perspectiva da pesquisa participante, dado o envolvimento da pesquisadora com o campo de pesquisa e os sujeitos que se constituíram no objeto de estudo. Diante das informações levantadas e observadas e depois estudadas, podemos verificar que os fatores internos e externos atrapalham o cotidiano escolar; no entanto, para despertar mais interesse nesses alunos, precisamos ter projetos e desenvolver ações que incentivem o raciocínio e interpretação, trabalhando com a realidade para estimular estes estudantes que a educação é a melhor forma de buscar o sucesso na vida.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Evasão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEvasão, abandono, reprovação : sintomas crônicos do 1° ano do ensino médio?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples