• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Evasão, abandono, reprovação : sintomas crônicos do 1° ano do ensino médio?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ZENILDA APARECIDA DA PAZ SAR.pdf (504.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Sar, Zenilda Aparecida da Paz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a evasão e reprovação no primeiro ano do ensino médio, com o intuito de investigar os fatores mais agravantes. O objetivo principal foi identificar as principais causas da evasão e reprovação do 1º no do Ensino Médio no período vespertino do referido colégio. Além disso, foi necessário averiguar as percepções dos alunos e de seus pais e/ou responsáveis sobre os fatores declarados por eles para justificar a evasão e reprovação. Intencionou-se também propor encaminhamentos que viabilizem aos professores, alunos e pais a compreensão das causas da evasão escolar e as consequentes ações para reverter este quadro. Os procedimentos metodológicos se concretizaram na perspectiva da pesquisa participante, dado o envolvimento da pesquisadora com o campo de pesquisa e os sujeitos que se constituíram no objeto de estudo. Diante das informações levantadas e observadas e depois estudadas, podemos verificar que os fatores internos e externos atrapalham o cotidiano escolar; no entanto, para despertar mais interesse nesses alunos, precisamos ter projetos e desenvolver ações que incentivem o raciocínio e interpretação, trabalhando com a realidade para estimular estes estudantes que a educação é a melhor forma de buscar o sucesso na vida.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46903
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV