Evasão, abandono, reprovação : sintomas crônicos do 1° ano do ensino médio?
Resumo
Resumo : O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a evasão e reprovação no primeiro ano do ensino médio, com o intuito de investigar os fatores mais agravantes. O objetivo principal foi identificar as principais causas da evasão e reprovação do 1º no do Ensino Médio no período vespertino do referido colégio. Além disso, foi necessário averiguar as percepções dos alunos e de seus pais e/ou responsáveis sobre os fatores declarados por eles para justificar a evasão e reprovação. Intencionou-se também propor encaminhamentos que viabilizem aos professores, alunos e pais a compreensão das causas da evasão escolar e as consequentes ações para reverter este quadro. Os procedimentos metodológicos se concretizaram na perspectiva da pesquisa participante, dado o envolvimento da pesquisadora com o campo de pesquisa e os sujeitos que se constituíram no objeto de estudo. Diante das informações levantadas e observadas e depois estudadas, podemos verificar que os fatores internos e externos atrapalham o cotidiano escolar; no entanto, para despertar mais interesse nesses alunos, precisamos ter projetos e desenvolver ações que incentivem o raciocínio e interpretação, trabalhando com a realidade para estimular estes estudantes que a educação é a melhor forma de buscar o sucesso na vida.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]