A função do pedagogo na escola pública : possibilidades de atuação na perspectiva do trabalho coletivo
Resumo
Resumo : Este trabalho objetiva identificar em que medida os sentidos atribuídos pelos
profissionais da educação de um Colégio Estadual – Ensino Fundamental, Médio,
Normal e Profissional da cidade de Cianorte no estado do Paraná, expressam em
relação à função do professor pedagogo e que medida colaboram para a
descaracterização da função deste profissional nesta Instituição de Ensino e
dificultam a articulação da organização do trabalho pedagógico na perspectiva do
trabalho coletivo. Por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com 10
(dez) profissionais da referida Instituição de Ensino, a análise de documentos e
referências teóricas como a pedagogia Histórico-Crítica e a teoria HistóricoCultural
que colaboraram para a significação do fenômeno estudado. Buscou-se
realizar a análise dos sentidos e significados identificados em suas falas. O
resultado da pesquisa demonstrou que existe uma ruptura entre os sentidos e os
significados atribuídos à função do pedagogo, confirmando a hipótese levantada
de que esta colabora para a descaracterização da atuação deste profissional na
escola pública.
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- Coordenação Pedagógica [455]