dc.contributor.advisor | Guimarães, Raquel Rangel de Meireles, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.creator | Mandu, Ana Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T14:18:38Z | |
dc.date.available | 2023-07-21T14:18:38Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/45712 | |
dc.description | Orientador: Raquel Rangel de Meireles Guimarães | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A educação profissional tem sido preconizada como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico pela sua capacidade de contribuir para a formação de uma mão de obra qualificada, com impacto direto na competitividade das empresas e no desenvolvimento de comunidades. A partir dessa constatação, os organismos internacionais e os governos locais têm buscado desenvolver políticas que estimulem o crescimento do ensino profissionalizante, tal como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no caso brasileiro. Contudo, para o desenho de políticas que incentivem o crescimento do ensino voltado para o mercado de trabalho, é importante, num primeiro momento, caracterizar o perfil da demanda por esse tipo de ensino. Sendo assim, o objetivo dessa monografia é caracterizar o perfil de estudantes que optam pelo ensino profissional com base em um estudo de caso dos alunos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Paraná (Senai/PR) no ano de 2015. Foram investigadas suas características socioeconômicas (sexo, idade, classe social, escolaridade e situação ocupacional), bem como as expectativas e motivações que os fizeram escolher essa modalidade de ensino. Os resultados revelaram que a principal razão pela qual os estudantes fazem um curso técnico, independente do título do curso que elegeram, diz respeito a melhorar a empregabilidade, seguida pelo latente desejo de rápida colocação e ascensão profissional | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | SENAI | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | O perfil do estudante que opta pela educação profissional : o caso do Senai no Paraná (2015) | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |