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dc.contributor.advisorGuimarães, Raquel Rangel de Meireles, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorMandu, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-21T14:18:38Z
dc.date.available2023-07-21T14:18:38Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45712
dc.descriptionOrientador: Raquel Rangel de Meireles Guimarãespt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação profissional tem sido preconizada como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico pela sua capacidade de contribuir para a formação de uma mão de obra qualificada, com impacto direto na competitividade das empresas e no desenvolvimento de comunidades. A partir dessa constatação, os organismos internacionais e os governos locais têm buscado desenvolver políticas que estimulem o crescimento do ensino profissionalizante, tal como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no caso brasileiro. Contudo, para o desenho de políticas que incentivem o crescimento do ensino voltado para o mercado de trabalho, é importante, num primeiro momento, caracterizar o perfil da demanda por esse tipo de ensino. Sendo assim, o objetivo dessa monografia é caracterizar o perfil de estudantes que optam pelo ensino profissional com base em um estudo de caso dos alunos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Paraná (Senai/PR) no ano de 2015. Foram investigadas suas características socioeconômicas (sexo, idade, classe social, escolaridade e situação ocupacional), bem como as expectativas e motivações que os fizeram escolher essa modalidade de ensino. Os resultados revelaram que a principal razão pela qual os estudantes fazem um curso técnico, independente do título do curso que elegeram, diz respeito a melhorar a empregabilidade, seguida pelo latente desejo de rápida colocação e ascensão profissionalpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSENAIpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.titleO perfil do estudante que opta pela educação profissional : o caso do Senai no Paraná (2015)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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