O perfil do estudante que opta pela educação profissional : o caso do Senai no Paraná (2015)
Resumo
Resumo: A educação profissional tem sido preconizada como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico pela sua capacidade de contribuir para a formação de uma mão de obra qualificada, com impacto direto na competitividade das empresas e no desenvolvimento de comunidades. A partir dessa constatação, os organismos internacionais e os governos locais têm buscado desenvolver políticas que estimulem o crescimento do ensino profissionalizante, tal como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no caso brasileiro. Contudo, para o desenho de políticas que incentivem o crescimento do ensino voltado para o mercado de trabalho, é importante, num primeiro momento, caracterizar o perfil da demanda por esse tipo de ensino. Sendo assim, o objetivo dessa monografia é caracterizar o perfil de estudantes que optam pelo ensino profissional com base em um estudo de caso dos alunos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Paraná (Senai/PR) no ano de 2015. Foram investigadas suas características socioeconômicas (sexo, idade, classe social, escolaridade e situação ocupacional), bem como as expectativas e motivações que os fizeram escolher essa modalidade de ensino. Os resultados revelaram que a principal razão pela qual os estudantes fazem um curso técnico, independente do título do curso que elegeram, diz respeito a melhorar a empregabilidade, seguida pelo latente desejo de rápida colocação e ascensão profissional
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- Ciências Econômicas [2097]