• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Jurídicas
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Jurídicas
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contribuição a um estudo principiológico do direito : Aplicação dos princípios constitucionais da administração pública.

    Thumbnail
    View/Open
    M42.pdf (1.241Mb)
    Date
    2001
    Author
    Hübert, Ivens Henrique
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Administração pública
    Hermeneutica (Direito)
    Direito administrativo
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação
    Abstract
    O desenvolvimento do Estado Democrático impõe que as tarefas desempenhadas pelo Estado revistam-se de garantias e sejam pautadas por critérios aptos a possibilitar aos cidadãos, a quem um Estado desta natureza deve servir, o exercício de todo rol de direitos legalmente estabelecidos. A Administração Pública assume neste sentido importante função de efetivação destas garantias, necessitando contudo instrumentais aptos a impor que sua tarefa se realize de modo satisfatório. Os princípios regentes da Administração, elencados no art. 37 da Constituição Federal vêm neste aspecto assumir fundamental relevância, visto que constituem aparato teórico de grande utilidade para substituir uma concepção formal do Direito, por uma visão que possibilite uma hermenêutica pautada em valores, os quais, como conjunto de preceitos eleitos pelos membros de dada sociedade, revelam a concepção de justiça aceita por aquele grupo social. Neste sentido, impõe-se uma análise do desenvolvimento dos princípios jurídicos e da forma como foram adquirindo sua normatividade, no que é necessário um exame do desenolvimento dos documentos constitucionais desde o surgimento do Estado Moderno. De igual modo, requer-se uma delimitação precisa dos conceitos de Administreação Pública e Regime Jurídico Administrativo, permitindo assim definir com exatidão o campo de incidência dos referidos princípios. Ainda, mister se faz analisar o conteúo de cada um dos cinco princípios elencados no caput do referido dispositivo constitucional, de modo a permitir visualizar a forma como são aplicáveis às situações concretas. Neste sentido, proceder-se-á, por fim, a uma análise de alguns instrumentais que auxiliem nesta aplicação que é proposta, no que examina brevemente as noções de filtragem constitucional,preeminência normativa da constituição e o método concretista, de Hesse.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/45630
    Collections
    • Ciências Jurídicas [3066]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV