Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física : as possibilidades pedagógicas no 5º ano do ensino fundamental
Resumo
Resumo: A presente pesquisa analisa possibilidades de vivências e experiências das Práticas Corporais de Aventura na Dimensão da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. O estudo privilegiou o diálogo entre as Práticas Corporais de Aventura, a Educação Física e a Educação Ambiental, destacando as relações entre o ser humano e Ambiente, buscando responder a problemática: É possível a vivência das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física escolar na Dimensão da Educação Ambiental, e quais os limites, possibilidades e contribuições que essas práticas podem revelar sendo desenvolvidas no ambiente escolar? O objetivo geral foi compreender os limites, possibilidades e contribuições das Práticas Corporais de Aventura na Dimensão da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Com base na fenomenologia, enquanto compreensão filosófica, o estudo se classifica como pesquisa qualitativa social, seguindo os seguintes passos metodológicos: análise bibliográfica e documental, pesquisa participante e análise de dados das aulas desenvolvidas. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental e entre outros participantes da comunidade escolar envolvida. A turma escolhida contava com 30 alunos, entre 9 e 10 anos, sendo 15 alunos do gênero masculino e 15 alunos do gênero feminino. A revisão bibliográfica e análise documental foram realizadas em diversas fontes, tais como livros, artigos em periódicos especializados, diretrizes e parâmetros legais e bases eletrônicas de dados, com a finalidade de compreender os assuntos relacionados as Prática Corporais de Aventura na Dimensão da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física escolar. Para adquirir os dados foram organizadas aulas na disciplina de Educação Física, visando vivência das Práticas Corporais de Aventura por meio das modalidades de corrida de orientação, slackline, arvorismo, parkour e skate. As análises dessas aulas foram feitas a partir de questionário semiaberto, relatórios de campo e relato escrito dos estudantes. Os dados foram analisados e interpretados a partir da identificação de categorias e da formulação de temas interconectados de análise conforme informações fornecidas pelos participantes. Os resultados da pesquisa revelam que a Educação Física, enquanto um campo de atuação profissional pode contribuir com ações ambientais, modificando a relação ser humano e natureza, na Dimensão da Educação Ambiental em suas aulas, de modo crítico, democrático, emancipatório e transformador. Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Física. Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade. Práticas Corporais de Aventura. Abstract: This research aims to analyses the possibilities of Practice Body Adventure in Environmental Education Scope in a school Physical Education. The study favored the dialogue between Practice Body Adventure, Physical Education and Environmental Education, highlighting the relationship between humans and the environment. The purpose is answer the problem: Is possible the experience of Body Practices Adventure in the classes of Physical Education in Dimension environmental Education? What are the limits, possibilities and contributions that the development of this practices may prove in the school environment? The overall objective was to understand the limits, possibilities and contributions of Practice Body Adventure in Environmental Education Scope in Physical Education classes in a class of 5th grade of Elementary School in a Teaching Municipal Network School in Curitiba. Based on phenomenology, as a philosophical understanding, the study is as a social qualitative research and following these methodological steps: bibliographical and documentary analysis, participatory research and analysis of data from developed classes. The participants of this research were students at 5th grade of Elementary School and other participants of the school community involved. The class had 30 students (15 students were male and 15 female) between 9 and 10 years average. The theoretical basis and the documentary analysis realized were according to several sources such as books, articles in specialized journals, guidelines, legal parameters and electronic databases, in order to understand the issues related to Adventure Body Practice in Dimension Environmental Education in of Physical Education lessons. The data collected in Physical Education classes were in order to experience the Practices Body Adventure through the orienteering, slackline, tree climbing, parkour and skateboarding. The analysis of classes made from semi-open questionnaire fields reports and written account of students. The interpreted data were by identifying categories and formulation of interconnected themes of analysis according to information provided by the participants. The results reveal that Physical Education can contribute to Environmental actions, modifying the relationship between human and nature, Environmental Education Scope in their classes, critically, democratic, emancipatory and transformative. Key words: Environmental Education. Physical Education. Elementary School. Interdisciplinarity. Practice Body Adventure.
Collections
- Dissertações [190]