Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Elaine de Cacia de, 1977pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambientalpt_BR
dc.creatorRockenbach, Ivanpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-07T17:55:16Z
dc.date.available2024-02-07T17:55:16Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44723
dc.descriptionOrientador : Elaine de Cácia de Lima Frickpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho foi desenvolvido na casa de Acantonamento do Jardim Zoológico de Curitiba, nos meses de Maio, Junho e Julho de 2012. Neste local, cerca de 40 crianças de 10 a 11 anos de idades, matriculadas em Escolas da Rede Municipal de Ensino, passam um fim de semana, realizando várias atividades de Educação Ambiental. Foi nestes fins de semana que o Projeto foi aplicado, um dos objetivos foi proporcionar ao educando um meio para adquirir conhecimento a respeito da Floresta Ombrófila Mista (FOM) sua ecologia, suas espécies e principalmente os fatores que levaram redução do Bioma e ainda levam, com destaque para a Araucaria angustifólia (Pinheiro do Paraná), uma espécie muito importante, tanto para a fauna como para a flora da Floresta com Araucária, como também é conhecido, a qual cobria 40% do território paranaense, hoje apenas 1% pode ser considerado em estádio sucessional avançado e conservado (CASTELLA e BRITEZ, 2004). Com isso pretende-se em um futuro próximo obter uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam esse ecossistema (PONTALTI, 2005). Pois o entendimento dos processos ecológico e a relação entre as espécies são requisitos básicos que permitem subsidiar ações de conservação e manejo em áreas silvestres (LONGHI, 2009). Por esse motivo os alunos foram os elementos centrais da ação para que pudessem desenvolver uma consciência critica, transformando-se em agentes dispersores das informações e transformadores do meio em que vivem. O Projeto atendeu 172 crianças e foi dividido em quatro etapas: uma avaliação inicial, uma palestra, o plantio e uma segunda avaliação. As avaliações foram comparadas e foi possível observar que as crianças assimilaram o conteúdo ministrado na palestra, já que houve um aumento considerado na quantidade de acertos em todas as questões. Ao todo foram aplicadas 344 provas em duas etapas, na primeira 36% das questões foram gabaritadas e na segunda este número passou para 79% de acerto, constatando que após a implementação do projeto os alunos passaram a compreender melhor a Floresta Ombófila Mista.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAraucaria angustifólia - Paranápt_BR
dc.titleProjeto de educação ambiental sobre a Floresta Ombrófila Mista, com ênfase na espécie Araucaria angustifolia, Curitiba, Paraná, Brasilpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples