dc.contributor.advisor | Lima, Elaine de Cacia de, 1977 | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Rockenbach, Ivan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T17:55:16Z | |
dc.date.available | 2024-02-07T17:55:16Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/44723 | |
dc.description | Orientador : Elaine de Cácia de Lima Frick | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na casa de Acantonamento do Jardim Zoológico de Curitiba, nos meses de Maio, Junho e Julho de 2012. Neste local, cerca de 40 crianças de 10 a 11 anos de idades, matriculadas em Escolas da Rede Municipal de Ensino, passam um fim de semana, realizando várias atividades de Educação Ambiental. Foi nestes fins de semana que o Projeto foi aplicado, um dos objetivos foi proporcionar ao educando um meio para adquirir conhecimento a respeito da Floresta Ombrófila Mista (FOM) sua ecologia, suas espécies e principalmente os fatores que levaram redução do Bioma e ainda levam, com destaque para a Araucaria angustifólia (Pinheiro do Paraná), uma espécie muito importante, tanto para a fauna como para a flora da Floresta com Araucária, como também é conhecido, a qual cobria 40% do território paranaense, hoje apenas 1% pode ser considerado em estádio sucessional avançado e conservado (CASTELLA e BRITEZ, 2004). Com isso pretende-se em um futuro próximo obter uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam esse ecossistema (PONTALTI, 2005). Pois o entendimento dos processos ecológico e a relação entre as espécies são requisitos básicos que permitem subsidiar ações de conservação e manejo em áreas silvestres (LONGHI, 2009). Por esse motivo os alunos foram os elementos centrais da ação para que pudessem desenvolver uma consciência critica, transformando-se em agentes dispersores das informações e transformadores do meio em que vivem. O Projeto atendeu 172 crianças e foi dividido em quatro etapas: uma avaliação inicial, uma palestra, o plantio e uma segunda avaliação. As avaliações foram comparadas e foi possível observar que as crianças assimilaram o conteúdo ministrado na palestra, já que houve um aumento considerado na quantidade de acertos em todas as questões. Ao todo foram aplicadas 344 provas em duas etapas, na primeira 36% das questões foram gabaritadas e na segunda este número passou para 79% de acerto, constatando que após a implementação do projeto os alunos passaram a compreender melhor a Floresta Ombófila Mista. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Araucaria angustifólia - Paraná | pt_BR |
dc.title | Projeto de educação ambiental sobre a Floresta Ombrófila Mista, com ênfase na espécie Araucaria angustifolia, Curitiba, Paraná, Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |