• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Projeto de educação ambiental sobre a Floresta Ombrófila Mista, com ênfase na espécie Araucaria angustifolia, Curitiba, Paraná, Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - IVAN ROCKENBACH.pdf (628.7Kb)
    Data
    2012
    Autor
    Rockenbach, Ivan
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na casa de Acantonamento do Jardim Zoológico de Curitiba, nos meses de Maio, Junho e Julho de 2012. Neste local, cerca de 40 crianças de 10 a 11 anos de idades, matriculadas em Escolas da Rede Municipal de Ensino, passam um fim de semana, realizando várias atividades de Educação Ambiental. Foi nestes fins de semana que o Projeto foi aplicado, um dos objetivos foi proporcionar ao educando um meio para adquirir conhecimento a respeito da Floresta Ombrófila Mista (FOM) sua ecologia, suas espécies e principalmente os fatores que levaram redução do Bioma e ainda levam, com destaque para a Araucaria angustifólia (Pinheiro do Paraná), uma espécie muito importante, tanto para a fauna como para a flora da Floresta com Araucária, como também é conhecido, a qual cobria 40% do território paranaense, hoje apenas 1% pode ser considerado em estádio sucessional avançado e conservado (CASTELLA e BRITEZ, 2004). Com isso pretende-se em um futuro próximo obter uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam esse ecossistema (PONTALTI, 2005). Pois o entendimento dos processos ecológico e a relação entre as espécies são requisitos básicos que permitem subsidiar ações de conservação e manejo em áreas silvestres (LONGHI, 2009). Por esse motivo os alunos foram os elementos centrais da ação para que pudessem desenvolver uma consciência critica, transformando-se em agentes dispersores das informações e transformadores do meio em que vivem. O Projeto atendeu 172 crianças e foi dividido em quatro etapas: uma avaliação inicial, uma palestra, o plantio e uma segunda avaliação. As avaliações foram comparadas e foi possível observar que as crianças assimilaram o conteúdo ministrado na palestra, já que houve um aumento considerado na quantidade de acertos em todas as questões. Ao todo foram aplicadas 344 provas em duas etapas, na primeira 36% das questões foram gabaritadas e na segunda este número passou para 79% de acerto, constatando que após a implementação do projeto os alunos passaram a compreender melhor a Floresta Ombófila Mista.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44723
    Collections
    • Análise ambiental [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV