Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWelters, Angela, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorRibeiro, Francisco Carlos Garaypt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T19:33:11Z
dc.date.available2023-07-18T19:33:11Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43222
dc.descriptionOrientador: Angela Welterspt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação tem sido motivo de frequentes debates e estudos, sobretudo quando é vista como instrumento capaz de não somente alterar o quadro social de um país como alavanca-lo economicamente. Essa dinâmica somada a Teoria do Capital Humano permite construir uma perspectiva embasada em transformações sociais. Devido a pouca clareza na literatura sobre o indicador estatístico de qualidade do ensino relacionado com os fatores condicionantes, este trabalho teve como objetivo comparar o desempenho dos Colégios Militares com as melhores Escolas Estaduais mediante o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica. A pesquisa qualitativa compilou dados referentes aos anos 2009, 2011 e 2013 e teve como base de dados INEP. Como resultados, observaram-se que as melhores condições de aprendizado, proficiência, infraestrutura, equipamentos, condições de trabalho do docente, indicadores socioeconômicos dos alunos e menores complexidade de gestão da escola concentram nos Colégios Militarespt_BR
dc.description.abstractAbstract: Education has been the subject of frequent debates and studies, especially when it is seen as an instrument to not only change the membership of a country as a lever it economically. This dynamic plus the Human Capital Theory allows you to build an informed perspective on social change. Due to lack of clarity in the literature on statistical indicator of education related to the conditioning factors, this study aimed to compare the performance of Military Colleges with the best state schools through the Basic Education Development Index. Qualitative research compiled data for the years 2009, 2011 and 2013 and had as INEP database. As a result, we observed that the best learning conditions, proficiency, infrastructure, equipment, the working conditions of teachers, students' socioeconomic indicators and lower complexity of school management focus in Military Schoolspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleO capital humano e o índice de desenvolvimento da educação básica : o caso da qualidade do ensino no sistema federal e estadualpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples